MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de março de 2012

Em SP, mostra ressalta importância dos insetos no meio-ambiente


Os insetos representam mais da metade dos seres vivos do planeta.
Exposição quer mudar imagem de repulsa que muita gente tem.

Do Globo Rural
Nas salas do Instituto Biológico, em São Paulo, os pesquisadores montaram um jardim zoológico de insetos. “O objetivo é desmistificar a repulsa que existe pelos insetos, que também traz benefícios ao homem e não são poucos", explica Antônio Batista Filho, diretor geral do Instituto Biológico.
E são muitos bichos em exposição, como a barata de Madagascar, africana, o bicho-da-seda em todas as fases da vida e as borboletas coloridas.
O maior espaço ficou com os besouros, afinal, 40% de todos os insetos existentes pertencem ao grupo. E não há como não se impressionar com o tamanho do titanus giganteus, o maior besouro do mundo, que pode ter até 22 centímetros de comprimento. Na Amazônia, onde ele é encontrado, é chamado de besouro serra-pau porque é capaz de serrar galhos de árvores para se alimentar.
O besouro megasoma não é tão gigante, mas não fica muito atrás. A larva de um ano e meio, prestes a entrar na fase adulta, tem 12 centímetros. Ele se alimenta de pedaços de madeira e assim contribui para melhorar a qualidade do solo.
Em outro canto, um emaranhado de galhos confunde o visitante, fica difícil saber o que é planta e o que é bicho-pau, exemplo típico de camuflagem. O disfarce é tão perfeito que os bichos até se balançam com o vento, imitando o movimento das plantas, para se proteger dos predadores, os pássaros.
Mas nem sempre a relação entre inseto e homem é amigável.
A exposição mostra as pragas que atingem as lavouras. A broca da cana é uma delas. A larva que reduz a produção dos canaviais é controlada por outro inseto, uma vespinha. O controle biológico da praga é utilizado há várias décadas com sucesso em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário