MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de março de 2012

Condições de pontes prejudicam o escoamento da produção em RO


Problema é mais grave na região norte de Rondônia.
Há buracos e madeira podre em quase toda a estrutura de uma das pontes.

Do Globo Rural

As condições precárias de algumas pontes prejudicam o escoamento da produção dos agricultores de Rondônia. Diversos trechos da Estrada do Rio Preto, em Candeias do Jamari, há pouco mais de 50 quilômetros de Porto Velho, estão cobertos pela água dos rios. Mas o maior risco para pequenos produtores está na passagem da ponte que fica sobre o balneário.
Há muito tempo os moradores da área rural de Candeias do Jamari pedem providências em relação à manutenção da ponte. Além dos buracos e da madeira podre em quase toda a estrutura, há riscos das pedras e da violência das águas.
De moto, com jeitinho e paciência, a agricultora Maria Leonei consegue passar. Ela leva mais de 20 galinhas para vender na cidade e conta que diversos produtores não conseguem sair para vender a produção e os estudantes não têm como chegar à escola.
O agricultor João Ferreira trocou o veículo para garantir a passagem pela ponte. Ele tem mais de 3,5 toneladas de mandioca para vender, mas apenas conseguiu tirar do sítio 400 quilos. O veículo ainda ficou preso num dos buracos da ponte. O produtor teve que contar com um empurrãozinho de um grupo de trabalhadores.
Outra ponte que tem prejudicado produtores fica próximo à comunidade de Cujubim. Desde um acidente com morte, que ocorreu há mais de um mês, veículos de carga com produtos agrícolas estão proibidos de passar pelo lugar. Há riscos de outros acidentes.
O Departamento de Estradas e Rodagem de Rondônia informou que o conserto das duas pontes está em processo de licitação emergencial e que o início do trabalho de recuperação deve começar em 20 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário