MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de março de 2012

Em MT, venda antecipada do milho safrinha supera expectativas


No sul do estado, a maioria dos produtores terminou o plantio.
Muitos fecharam contratos antecipados graças aos bons preços do grão.

Do Globo Rural

Jorge Schinoca é agricultor há 15 anos em Jaciara, cidade ao sul de Mato Grosso. No começo deste ano ele dedicou 450 hectares de terra para o plantio do milho safrinha e antes mesmo de plantar, 20% da produção já tinha sido vendida por R$ 19 a saca. “O preço era bom, dava para fechar os custos e sobrar alguma coisa, e nós preferimos ter essa garantia”, conta.
De acordo com o Imea, Instituto Matogrossense de Economia e Agropecuária, as vendas antecipadas este ano já chegam a 62% da safra. “A venda do milho safrinha sempre se deu a partir da colheita, o milho nunca teve essa facilidade de ser vendido, já que o mercado nunca foi tão interessante quanto este ano”, explica Otávio Celidonio, superintendente do IMEA.
Na região, a maioria do milho safrinha foi plantado no final do mês de janeiro. Os produtores devem ficar atentos agora por que este é o momento da primeira adubação de cobertura, feita com nitrogênio.
Este é o próximo passo que Ereno Giacomelli deve dar. O agricultor, também do sul do estado, plantou 800 hectares com milho safrinha e 80% já foi negociado por R$ 18,60 a saca. Otimista, a expectativa dele é colher até 140 sacas por hectare. "Acho que isso estimula o produtor porque a gente já entra no jogo sabendo que uma parte do resultado já está garantido".
A colheita do milho safrinha no sul de Mato Grosso deve começar em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário