MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de março de 2012

Especialistas analisam preços do café e do açúcar nas Bolsas


Açúcar vem se valorizando desde o começo do ano.
Café realiza movimento contrário.

Do Globo Rural

Fevereiro é o segundo mês consecutivo de quedas no preço do café na Bolsa de Nova York.
Archimedes Coli Neto, presidente do Centro de Comércio de Café de Minas Gerais, explica que os fundos operam na Bolsa no fator negativo e as perspectivas de safra boa e o momento de colheita e venda na América Central favorecem a não-reação dos preços.
No mercado interno, o cenário poderia ser melhor se o dólar ajudasse, mas a cotação baixa prejudica as exportações. Comparando o preço do café com o mesmo período do ano passado, não há muita diferença, segundo Coli Neto.
O professor da Universidade de São Paulo Maurício de Souza acompanha o preço do açúcar no Brasil e nas Bolsas internacionais diariamente. Ele explica que o preço na Bolsa de Nova York tem subido bastante devido à influência de dois grandes fatores: as especulações do mercado de energia, ou seja, o preço do petróleo, e as especulações sobre uma oferta apertada de açúcar no Brasil em curto prazo. "Quando sobe o preço do petróleo, os investidores migram para o açúcar em função dos efeitos que o aumento tem sobre o mercado de etanol. De outro lado, como estamos vindo de uma safra apertada de açúcar, as especulações sobre a oferta menor pressionam o preço para cima".
O economista e professor da USP diz ainda que, além desses fatores, ainda tem a previsão de alta na produção de açúcar em outros países, como Índia, Rússia e Tailândia, o que deve gerar um excedente e, com mais oferta, o preço na Bolsa pode cair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário