MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de março de 2012

Agricultores investem no cultivo da alstroeméria no RS


Planta, que é de fácil manejo, tem boa procura e bom preço.
Produtores vendem o maço com dez flores por cerca de R$ 8.

Do Globo Rural

A alstromélia, uma flor ainda pouco cultivada no país, começa a ganhar espaço entre os agricultores. A planta é de fácil manejo, tem boa procura e o preço também agrada.
Há seis anos, a agricultora Flávia Malacarne se dedica em tempo integral ao trabalho nas estufas. “Eu comecei com 200 mudas em uma estufa pequena. No princípio, eu plantei só meia estufa, mas conforme foi aumentando a demanda, foi se tornando o negócio da minha vida. Meu esposo, que estava trabalhando fora, voltou pra casa para me ajudar".
Hoje, são quase 20 mil mudas. Depois de cultivar rosas e gérberas, a alstroeméria virou o carro-chefe da produção. A flor, de origem sul-americana, foi melhorada geneticamente na Europa e patenteada por um laboratório holandês.
No Rio Grande do Sul há apenas quatro produtores da flor, que prefere temperaturas mais amenas, mas algumas variedades foram adaptadas para o clima do estado.
Nas estufas de Erechim, Flávia usa uma manta no verão para diminuir a temperatura ambiente. Para cada uma das 3,5 mil mudas de alstroeméria é preciso pagar uma taxa de royalties de 1,25 de euro por ano para o laboratório. Mesmo assim, o lucro é garantido.
A flor é de fácil cultivo e tem um amplo mercado. A produção da cidade é vista na decoração de festas e eventos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
"O maior problema da flor é o calor, que inibe a emissão de botões florais, mas ela é extremamente simples de cultivar. Não tem problema com doenças", explica Flávia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário