MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Tensão gerada por ocupação de terra por índios na BA é alvo de protesto


Moradores e funcionários de Itaju do Colônia participaram de manifestação.
Ocupação de 48 fazendas da zona rural por índios gera abalo social.

Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

Índios ocupam fazendas na Bahia (Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz)Índios ocupam fazendas na Bahia
(Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz)
Funcionários do comércio e moradores de Itaju de Colônia, cidade ao sul da Bahia, realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (24) pedindo providências legais para controlar a tensão instaurada pela ocupação dos índios nas fazendas da região. Por conta do ato, o comércio, que conta com cerca de 52 estabelecimentos, foi fechado.
Membros da tribo Pataxó Hã-hã-hãe começaram a se abrigar nas propriedades rurais em janeiro deste ano. Desde então, estimativas da Fundação Nacional do Índio (Funai) indicam a ocupação de 45 fazendas em Itaju e outras três em Camacan.
“Queremos que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue logo os processos para resolver este impasse porque a comunidade não pode viver em pânico. Os índios mandam recado para os moradores em tom de ameaça, dizendo para arrumar a casa que eles vão ocupar”, afirma a comerciante Carmem Lúcia Cardoso, que atua no setor de perfumaria e é secretária da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.
De acordo com ela, uma das organizadoras da mobilização, a situação interfere na conjuntura social por conta do número de pessoas que têm ficado desempregadas, principalmente entre os trabalhadores rurais expulsos das fazendas. Por consequência, Carmem comenta que o comércio também é afetado. “As pessoas que saíram da zona rural estão abrigadas nas casas dos moradores. Elas são a nossa maior clientela, especialmente nesta época de fim de mês, quando elas vêm fazer compras”, relata a comerciante.

Mapeamento
Equipes da Polícia Federal (PF) foram enviadas na quinta-feira (23) para a área rural da cidade para realizar o mapeamento das invasões, de acordo com a delegada federal Denise Cavalcanti. O G1 entrou em contato com ela nesta manhã, porém não conseguiu comunicação. No entanto, a assessoria da corporação afirma que a estratégia para resolução do caso ainda está indefinida.
Wilson Jesus de Souza, coordenador da Funai em Pau Brasil, cidade vizinha, e que coordena as negociações, disse que os índios estão pressionando a Funai por mais apoio e têm direito ao terreno. "Têm direito porque é uma área histórica", explica. "O Supremo [Tribunal Federal] vem adiando o julgamento e acaba acirrando o embate", completa.

Morte
Um índio morreu na madrugada de quarta-feira (22) em uma fazenda na região de Alegrias, zona rural de Itaju. O índio tinha 39 anos e, segundo a Polícia Federal e o Departamento de Polícia Técnica, ele sofreu infarto cardíaco. A Polícia Civil chegou a afirmar que ele teria morrido durante confronto com seguranças da fazenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário