MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Produtores de laranja de SP planejam suspender carbendazim


Agrotóxico é proibido nos EUA, importante comprador do suco brasileiro.
Fungicida é aplicado há décadas e a substituição vai gerar novos custos.

Do Globo Rural

Um líquido branco e espesso vem causando polêmica na citricultura. O carbendazim evita doenças que derrubam o fruto dos galhos.
O mercado americano começou a barrar o suco brasileiro porque não aceita o fungicida. No fim do ano passado, a agência que controla a qualidade dos alimentos foi avisada sobre a presença do produto químico e desde então faz testes na mercadoria que chega do Brasil.
O carbendazim é usado na lavoura brasileira há mais de 20 anos com autorização do Ministério da Agricultura, mas diante da proibição dos Estados Unidos, citricultores do estado de São Paulo estudam alternativas para não perder mercado.
O agricultor deve gastar mais na compra de outros fungicidas. Segundo o engenheiro agrônomo José Hugo de Lima, as opções que existem no mercado precisam ainda ser usadas com orientação técnica.
Marco Antônio dos Santos, presidente da Câmara Setorial da Citricultura, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, conta que já começou uma orientação para substituir imediatamente o carbendazin. Algumas pulverizações já estão sendo feitas com outros produtos.
Em Brasília, representantes da indústria de suco de laranja discutiram com o Ministério da Agricultura as exigências do mercado norte-americano. Vários carregamentos do produto brasileiro vem sendo barrados por apresentarem resíduos de carbendazim.
O presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, Christian Lohbauer, discutiu em Brasília o assunto com o governo.
O presidente da Associação dos Exportadores comunicou ao Ministério da Agricultura que pediu um prazo ao governo norte-americano para que os laranjais brasileiros deixem de usar o fungicida.
De acordo com Christian, se os americanos quiserem levar a lei ao pé da letra, deve haver problemas com o abastecimento de suco. Cerca de 56% do que eles importam vêm dos laranjais brasileiros.
As autoridades norte-americanas prometeram responder até o final da semana se aceitam ou não o prazo de 18 meses, pedido pelos produtores brasileiros para acabar com o uso do carbendazim nos pomares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário