MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Chuva causa atraso na colheita da soja e no plantio do milho em MT


Agricultor aproveita períodos sem chuva para o trabalho no campo.
Perdas estimadas na produção de soja estão em torno de 5% a 15%.

Do Globo Rural

O atraso na colheita da soja e o plantio do milho safrinha preocupam os produtores do oeste de Mato Grosso, onde a chuva tem sido intensa e constante. O ritmo de trabalho é acelerado nos curtos intervalos de sol.
A máquina planta gora o milho segunda safra. A previsão do agricultor Vagner Herklotz é semear 1,2 mil hectares. O bom momento do grão animou o produtor, que deve plantar 17% a mais em relação à última safrinha. Mas as chuvas têm atrapalhado o cronograma na lavoura.
A estimativa do IMEA, Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária, aponta uma produtividade média de 4.449 quilos por hectare. Mas esse rendimento pode não ser alcançado se continuar o atraso no plantio da segunda safra. Por enquanto, o trabalho acontece nos momentos de estiagem. Quando o sol começa a aparecer as colheitadeiras entram em ação.
A colheita de soja de verão ainda não acabou na propriedade do agricultor Sérgio Stefanello. Apenas 40% dos 3,2 mil hectares que serão ocupados com o milho foram plantados. A soja já está dessecada, mas devido ao atraso na colheita o produtor estima uma perda de 5% a 15% na produção. “Esse processo feito com esse nível de umidade da soja traz grandes prejuízos para o agricultor porque ele tem de transportar água que será descontada na unidade beneficiadora”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário