MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Produção de pequi ajuda a aumentar a renda de famílias do Ceará


É época da colheita do fruto na Floresta do Araripe, no sul do estado.
Agricultores que esperam colher 1,5 milhão de caroços até o final da safra.

Do Globo Rural

Os trabalhadores rurais de Jardim, no Cariri do Ceará, vão a pé, de bicicleta ou até de moto em busca do pequi, fruto nativo da Chapada do Araripe. O agricultor Pedro Antônio dos Santos conseguiu 20 mil pequis, que foram catados e comprados dos vizinhos. “Eu vou fazer óleo de pequi”, justifica.
Os agricultores se dividem em quatro comunidades de catadores de pequi na Floresta Nacional do Araripe. A comunidade de Barreiro Novo, que fica no limite dos municípios de Jardim e Barbalha, tem 20 agricultores que esperam colher 1,5 milhão de caroços do fruto até o final da safra, em de março.
O agricultor Joaquim dos Santos troca a produção de frutas na beira do rio São Francisco, em Pernambuco, pela colheita do pequi no Ceará. Ele também transforma o produto em óleo. “Nessa época do pequi eu não posso faltar porque é passageiro, questão de três meses. A gente fica satisfeito de trabalhar com esse pessoal. Eu espero lucrar algo em torno de R$ 3,5 mil em três meses”, diz.
Às margens da rodovia, perto do assentamento de catadores, Cícero da Cruz se encarrega de vender os pequis para o Cariri e regiões vizinhas. Ele consegue comercializar um cento de pequi a partir de R$ 4. O pequi pode ser consumido in natura ou cozido junto com o arroz e o feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário