MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O POVO MORRE TODO DIA NOS HOSPITAIS POR OMISSÃO E FALTA DE ATENDIMENTO DIGNO E NUNCA SE ABRIU UM INQUÉRITO SEQUER.

Inquérito aponta omissão de hospitais em morte de secretário de ministério

Duvanier Paiva morreu no DF após procurar atendimento em três hospitais.
Documento foi enviado ao MP; instituições negam recusa em atendimento.

Do G1 DF

A Delegacia do Consumidor do Distrito Federal (Decon) concluiu na segunda-feira (6) o inquérito que investiga se houve negligência no atendimento ao secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, morto no dia 19 de janeiro após sofrer um infarto.
De acordo com a delegada Alessandra Figueiredo, o inquérito aponta que os hospitais por onde o secretário passou recusaram atendimento preliminar antes da efetuação de pagamento.
“A gente verificou que acontece um procedimento temerário, que coloca em risco a saúde, a segurança, a vida do consumidor. Nas emergências dos hospitais, quando um paciente sem plano de saúde busca atendimento, é dada a ele a possibilidade de atendimento particular, com pagamento antecipado em dinheiro ou em cheque. O atendimento é negado sem sequer uma avaliação preliminar da pessoa. Isso fere os direitos do consumidor”, afirmou Alessandra nesta quarta-feira (8).
Em nota, o Hospital Santa Luzia informou que "optou por manifestar-se novamente apenas após a
conclusão dos inquéritos relacionados ao caso".
A chefe da Decon informou que um relatório foi encaminhado para a Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor do Ministério Público na segunda pedindo um termo de ajustamento na conduta dos hospitais do DF. De acordo com Alessandra, as instituições deveriam disponibilizar um profissional de saúde para fazer uma atendimento preliminar dos pacientes que chegam às emergências.
“Se ficar configurado que o atendimento não é emergencial, o paciente será encaminhado para uma consulta posterior, mas essa análise preliminar é importante”, afirmou a delegada.
Além do inquérito do caso de Duvanier, foram incluídos no relatório cinco denúncias, em que é apontada suposta negligência dos hospitais, e também cópias de ocorrências já recebidas pela delegacia.
Alessandra informou que o relatório também foi encaminhado para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que vai verificar administrativamente se houve cobrança de cheque-caução antes da família do secretário.
A investigação criminal sobre a morte de Duvanier está sendo feita pela 1ª DP, que ainda está colhendo depoimentos sobre o caso. O delegado Johnson Monteiro disse nesta quarta que vai ouvir ainda representantes das administrações dos hospitais Santa Lúcia e Santa Luzia. Os dois hospitais negam a recusa no atendimento.Os do Hospital Planalto, ondeo o secretário morreu, já foram ouvidos.
De acordo com o delegado, não há previsão de conclusão do inquérito. Além dos depoimentos, Monteiro informou que espera o laudo pericial, que ainda não está pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário