MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

No Paraguai, brasileiros enfrentam problemas com posse de terras


Na maioria das áreas, há conflitos com os sem-terra do Paraguai.
Há casos também de impasses na justiça por duplicidades de títulos.

Do Globo Rural

Na comunidade de Tapeporã, município de Mbaracayú, brasileiros disputam na Justiça o direito de cultivar as áreas onde plantaram milho.
A empresa paraguaia Benita S.A., ligada ao setor agropecuário, alega ser a verdadeira dona das terras e conseguiu uma ordem judicial que proíbe os brasileiros de entrarem nas fazendas.
Desde o fim de janeiro, policiais estão na área e impedem que os brasileiros cultivem. É proibida a entrada de máquinas agrícolas e a pulverização das lavouras. Estradas rurais que cortam a comunidade foram bloqueadas.
O impasse envolve diretamente 30 famílias, a maioria brasileira e descendentes que vivem no Paraguai. Algumas fazendas ficaram divididas entre a área em que é possível o cultivo e a área em que está proibida a entrada. É o caso de Rosemar Gloger, em 60 dos 230 hectares em que plantou milho, ele não pode entrar. “Plantamos e agora não podemos colher, nem cuidar. Está complicado."
Um dos sócios da empresa paraguaia Benita S.A, Gustavo Bogado, mostra o mapa da área e apresenta os títulos da terra e os impostos pagos. Ele reconhece que os títulos dos brasileiros são legítimos, originais e autênticos, mas argumenta que o deles também são, com a diferença que o deles se refere a uma área de mil hectares. Segundo Bogado, os brasileiros avançaram sobre a área deles.
A cinco quilômetros da comunidade de Tapeporã, no município vizinho de Itakyry, uma propriedade que também pertence a um brasileiro não tem problema com a polícia paraguaia, mas sim com os campesinos, os sem-terra do Paraguai.
Desde janeiro, 80 famílias acamparam na área e impediam o plantio. Esta semana, a Justiça expediu uma ordem de reintegração de posse. Com a escolta da polícia paraguaia, funcionários da fazenda derrubaram as barracas montadas pelos sem-terra. Depois, queimaram restos de madeira e de lonas.
Enquanto os policiais estavam na área, os empregados dos fazendeiros brasileiros se apressaram para plantar soja e sorgo na fazenda de 180 hectares.
A 220 quilômetros, mais ao Sul, no município de Ñacunday, agricultores brasileiros enfrentam um problema parecido. Milhares de sem-terra paraguaios montaram acampamento nas áreas deles.
Os problemas envolvendo brasileiros que migraram para o Paraguai nas últimas décadas estão concentrados, principalmente, em cinco estados que ficam na faixa de fronteira com o Brasil.
Para tentar resolver o impasse, o governo paraguaio ofereceu uma outra área próxima, mas os sem-terra não aceitaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário