MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Falta de ponte prejudica estudantes e produtores rurais de Abadiânia, GO


Deslocamento dos alunos da zona rural passou de 15 minutos para 1 hora.
Mais de 100 agricultores da região têm problema para escoar produção.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

Uma ponte que caiu há cerca de quatro meses e ainda não foi reconstruída está provocando transtornos à população da zona rural e dando prejuízos aos produtores rurais. Os estudantes estão entre os que mais sofrem, pois, nem sempre, conseguem chegar à escola.
O trajeto entre Abadiânia, onde as crianças estudam, até Barrerinha, onde moram, é de dois quilômetros e era feito em 15 minutos. Agora, com o desvio, leva uma hora. O estudante Danilo Arantes, de 13 anos, conta que o transporte escolar enfrenta dificuldades para chegar até a zona rural. “A gente acorda às 5h da manhã e o transporte escolar não passa com frequência, pois o acesso ficou difícil e distante”, lamenta.

Para conseguir atravessar o córrego, os moradores improvisaram uma ponte estreita feita com pedaços de madeira para os pedestres. As tábuas foram colocadas em cima da tubulação de esgoto sem nenhuma proteção.
Para escoar a produção, é necessário fazer um desvio de 20 quilômetros. Para pegar o desvio de carro, as pessoas precisam passar primeiro pela GO-474 que dá acesso ao Lago Corumbá e depois entrar em uma estrada rural.
Reformas
Segundo os produtores rurais da região, em menos de um ano duas reformas foram feitas no local, mas o problema não foi resolvido. Para o produtor rural João Celso Arantes, ir à cidade está complicado. “Já não tem estrada [em boas condições] e agora não tem ponte também”, critica.
Na opinião do também produtor rural Astrogildo Mendes Arantes, o trabalho deixou a desejar. “Foi mal feito, com material ruim, não tem engenheiro e é feito com qualquer pessoa”, enumera.
O secretário de Administração de Abadiânia, Ademar Jacinto, disse que a prefeitura vai construir uma ponte pré-moldada e que o projeto está em fase de orçamento. Em um segundo momento, afirma, passará por licitação. A estimativa é de que as obras sejam iniciadas em 90 dias. De acordo com o secretário, o trabalho não foi feito antes devido ao tempo chuvoso.

2 comentários:

  1. Prezado
    Sou engenheiro civil e faço mestrado na Universidade Federal de Uberlândia na área de estruturas. Pesquiso obras de argamassa armada. Na década de 80, o arquiteto Lelé Filgueiras projetou muitas obras em Abadiania entre elas uma ponte na área rural que eu gostaria de vistoriar. Indago se sabe da localização desta ponte. Meu e-mail é luizantoniolobo@hotmail.com. Certo de sua atenção, sou
    Luiz Antonio Lobo de Abreu

    ResponderExcluir
  2. Prezado Rafael

    sou engenheiro civil, especialista em pontes e faço mestrado na Universidade Federal de Uberlandia. Na década de 80, o arquiteto Lelé Filgueiras projetou diversas obras em Abadiania, entre elas uma ponte na área rural. Você saberia dizer sua localização? Gostaria de fazer uma vistoria nela para incluir em minha pesquisa, independente do estado em que se encontra. Meu e-mail é luizantoniolobo@hotmail.com
    Certo de sua atenção, sou
    Atenciosamente

    Luiz Antonio Lobo de Abreu

    ResponderExcluir