MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Grupos de maracatu deixaram Olinda mais colorida nesta segunda-feira


Encontro dos maracatus de baque solto foi na bairro da Cidade Tabajara.
Sob sol quente, integrantes esqueciam do peso da roupa e para brincar.

Vitor Tavares Do G1 PE

Grupos de maracatu se encontraram na Cidade Tabajara, em Olinda, levando cores e sons (Foto: Vitor Tavares / G1 PE)Grupos de maracatu se encontraram na Cidade Tabajara, em Olinda, levando cores e sons.
(Foto: Vitor Tavares / G1 PE)
Um show de sons e cores invadiu a Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara, em Olinda, durante todo o dia desta segunda-feira (20). Dezenas de grupos de maracatus participaram do 22º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Caboclos de lança, rainhas, reis, damas e outras figuras que compõem as agremiações se concentravam na ladeira e desciam, em coreografia detalhadamente ensaiada, até o pátio de apresentações.
Curiosos, turistas, foliões e moradores da Cidade Tabajara acompanhavam a exibição de cada grupo de maracatu que fazia sua evolução e sua festa. Entre os integrantes, era só alegria. Com roupas pesadas, que seriam adequadas somente em clima frio, ninguém parecia se importar com o sol quente que fazia em Olinda. “As roupas são quentes mesmo, mas eu me sinto bem. É bonito, a gente se acostuma”, falou Fernanda Belarmino, que faz parte do Maracatu Pinguim de Araçoiaba, da Região Metropolitana do Recife, há três anos.

Roupas pesadas não impediam que os integrantes se divertissem (Foto: Vitor Tavares / G1 PE)Roupas pesadas não impediam que os integrantes
se divertissem. (Foto: Vitor Tavares / G1 PE)
Euclides dos Santos, ao contrário da “novata” Fernanda, faz parte de grupo de maracatus como caboclo de lança há 29 anos. Com 64, não pensa nem em ficar cansado, mas só em curtir cada apresentação que realiza. “Não tem receita nenhuma para participar do grupo de maracatu e aguentar as roupas quentes e pesadas. Basta querer, gostar e admirar tudo o que acontece”, falou.

As expressões sérias que os caboclos de lança demonstram na face às vezes escondem a satisfação dos participantes estarem ali, se apresentando, posando para fotógrafos e chamando atenção por onde passam. Antônio Pedro é cantador há 21 anos e sabe que tudo não passa de uma grande brincadeira, um momento de diversão. “Um dia acordei e já estava cantando, sem querer mais sair. Quando não está no carnaval, a gente dá um jeito de brincar”, falou o integrante do grupo Gavião da Mata de Glória do Goitá, da Mata Norte de Pernambuco.
Euclides Santos participa dos maracatus há 29 anos (Foto: Vitor Tavares / G1 PE)Euclides Santos participa dos maracatus há 29
anos. (Foto: Vitor Tavares / G1 PE)
O Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco também acontece em Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, nesta segunda (20) e na terça-feira de carnaval (21). No total, participam do evento mais de 12 mil integrantes de 100 maracatus de baque solto associados em Pernambuco. O fundador do grupo Gavião da Mata de Glória do Goitá, Maurício Pereira, com brilho nos olhos tentava resumir o que acontecia. “É muito trabalho trazer o grupo para cá, mas é uma alegria imensa. Fico emocionado ao ver as pessoas aplaudindo, dançando. Hoje é uma grande confraternização alegre com os outros maracatus”, concluiu.

Cidade Tabajura foi invadida pela celebração dos maracatus de baque solto (Foto: Vitor Tavares / G1 PE)Cidade Tabajara foi invadida pela celebração dos maracatus de baque solto. (Foto: Vitor Tavares / G1 PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário