MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Encontro de Bonecos Gigantes emociona foliões em Olinda


O encontro completou 25 anos nesta terça-feira de carnaval.
Multidão acompanhou o desfile dos gigantes, mesmo com chuva.

Katherine Coutinho Do G1 PE

Encontro de bonecos gigantes em Olinda (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)Encontro de Bonecos Gigantes em Olinda (Foto: Katherine Coutinho / G1 PE)
O Encontro de Bonecos Gigantes de Olinda completou 25 anos em 2012 e reuniu milhares de foliões na terça-feira (21) de carnaval. O encontro, que conta com aproximadamente cem gigantes, é criação do artista plástico Sílvio Botelho, o 'pai' de muitos dos bonecos que desfilam nesta terça.
O desfile saiu do Largo de Guadalupe por volta das 10h30, embaixo de muita chuva. Quem puxa o cordão é o boneco de Luiz Gonzaga, um dos maiores e mais pesados - ele pesa cerca de 50 quilos, segundo Silvio. "Dá muito trabalho organizar o desfile, mas eu tenho um compromisso com esse nobre senhor, o carnaval", afirma Silvio.
Para carregar os bonecos pelas ladeiras é preciso estar preparado. "Eu chego morto no final, mas vale a pena", diz o carregador Jeferson Vieira, que lembra ser a alimentação um dos pontos imporantes. "Se você não comer direito, não aguenta", lembra Jeferson.
A beleza dos bonecos atrai gente de todo o País, como os paulistas Fernanda Martins e Rodolfo Vital. "É impressionante mesmo, tem que ter pique", acredita Fernanda. E lógico que os pernambucanos também comparecem em peso. "A gente tem que trazer desde pequenas as crianças para elas aprenderem o que é bom", defende Claudia Dantas, que veio com a sobrinha Yasmin, de apenas um ano, para ver os bonecos.
O desfile foi marcado por muita chuva, o que não desanimou os foliões de forma alguma. As sombrinhas de frevo logo se transformaram em guarda-chuvas improvisados. Tudo para não deixar de cair na folia. "Carnaval é assim mesmo. A chuva abriu e agora está fechando", brinca a passista Josilene Almeida.
Os bonecos gigantes levaram aproximadamente duas horas passando pelas ladeiras de Olinda até chegar à Prefeitura, onde foram recebidos com muita festa por uma multidão que os aguardava. "O Encontro é o ápice do carnaval. É aquele final com gosto de felicidade, porque a gente sabe que ano que vem tem muito mais", diz Hélder Delgado, folião que todo ano acompanha o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário