MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Dos encontros emocionados aos figurinos; veja os destaques da folia


G1 reuniu os pontos altos da festa, que começou quinta-feira em Salvador.
Sete dias de carnaval foram marcados por irreverência e criatividade.

Midiã Noelle e Tássia Novaes Do G1 BA

O G1 reuniu os acontecimentos mais marcantes dos sete dias de carnaval em Salvador. A festa, que contou com a presença de personalidades internacionais, homenagens à Jorge Amado, Luiz Gonzaga e Clara Nunes, também proporcionou grandes encontros e reencontros, como o protagonizado pelos ex-integrantes da Timbalada. Foram muitos os personagens dessa folia, que contou ainda com a criatividade e irreverência dos figurinos para se tornar ainda mais brilhante.
Ronaldo se encontoru com Luíza, que estava no Canadá. (Foto: Lílian Marques/G1)Ronaldo Fenômeno se encontoru com Luiza, que 'estava no Canadá' (Foto: Lílian Marques/G1)
Famosos
O carnaval baiano de 2012 contou com a presença de diversas personalidades. De Richard Dean Anderson, conhecido pelo personagem “MacGyver”, sucesso na década de 80, que chegou a personalizar um abadá com canivete, aos jogadores Lucas, Neymar e o aposentado Ronaldo Fenômeno, até a Luiza, que voltou do Canadá. Também no clã de visitas internacionais, o filho de Bob Marley, Rohan Marley, curtiu o som do Chiclete com Banana ao lado da namorada, Isabeli Fontana, assim como o ator Henri Castelli, que mostrou ser folião 'chicleteiro'. Já a atriz Juliana Alves, prestigiou a estreia do Circuito Mãe (Liberdade) assistindo pela primeira vez à saída do Ilê Aiyê.
Deusa do Ébano 2012 (Foto: Divulgação/Ilê Aiyê)Edjane Nascimento foi a Deusa do Ébano de 2012 (Foto: Divulgação/Ilê Aiyê)
Blocos Afro
Como não poderia ser diferente, os blocos afros marcaram presença na folia baiana exalando cultura e diversidade. Muitos foram os temas e referências neste ano. O Bankoma apresentou questões sobre preconceito e religiosidade, enquanto o Olodum, que volta a se apresentar com Lazinho nos vocais, homenageou o Egito. Já Tonho Matéria mostrou os mitos e lendas da história brasileira e o Cortejo Afro a invisibilidade das minorias na festa. Enquanto isso, na Senzala do Barro Preto, emocionada, a Deusa do Ébano do Ilê Aiyê foi às lágrimas. O bloco desfilou o “Negros do Sul. Lá também tem”.
Ivete Sangalo (Foto: Eduardo Freire/G1)Ivete homenageou Oriente, América Central, Havaí e Bahia no figurino (Foto: Eduardo Freire/G1)
Figurino
As fantasias dos puxadores de trio foram as mais variadas e inusitadas. Enquanto Xanddy chegou vestido de 'Marco Antônio' para comandar 'As Muquiranas', Margareth Menezes homenageou o escritor Jorge Amado, vestida de 'Tieta'. Claudinha que homenageou a África, trajou um belo modelo em homenagem as 'Mulheres Girafas'; Ivete Sangalo, a diva do Axé, fez uma miscelânea com referências ao Oriente, América Central, Havaí e a Bahia; Aline Rosa mostrou-se exuberante com figurinos de temática Indiana. Mas, quem 'causou' mesmo neste carnaval foi Gilmelândia, ex-vocalista da banda Beijo, que surpreendeu o público ao mostrar um dos seios em prol de uma campanha contra o câncer de mama.
Brown recebe homenagem de Filhos de Gandhy (Foto: Imagens/ TV Bahia)Brown recebeu homenagem dos Filhos de Gandhy (Foto: Imagens/ TV Bahia)
Homenagens
Daniela Mercury protagonizou com os atores Luís Miranda e Ricardo Bittencourt uma cena 'quente' da obra 'Dona Flor e seus dos maridos', de Jorge Amado. A rainha do axé que se vestiu de cangaceira também fez homenagem a Luiz Gonzaga e ao Rio de Janeiro. Os momentos em que a banda Armandinho, Dodô e Osmar cantou “Você é Luz” relembrando o cantor Wando, e quando Carlinhos Brown recebeu um troféu dos Filhos de Gandhy, simbolizando a ferramenta de Ogum, orixá do cantor, foram outros registros marcantes da festa.
claudia leitte cai no carnaval de salvador (Foto: Wallace Barbosa/Ag. News)Claudia Leitte se machucou ao cair durante apresentação no carnaval (Foto: Wallace Barbosa/Ag. News)
Oops!
O carnaval baiano também foi marcado por algumas falhas. No circuito Dodô, os foliões que acompanharam Moraes Moreira na sexta-feira (17), tiveram de aguardar por mais de duas horas para sair no bloco sem cordas. O cantor ficou aguardando a liberação de equipe técnica. Para o Exaltasamba a situação foi pior. A banda passou por uma grande saia justa. Teve de interromper a apresentação na Barra por falta de cordeiros e acabou sendo vaiada pelo público. Já Baby Consuelo colocou todo o seu lado gospel para agitar o Campo Grande, porém poucos foliões seguiram a ex-Novos Baianos.

O maior susto da folia baiana foi protagonizado por Claudia Leitte, que sofreu um pequeno acidente enquanto fazia um dueto com o cantor de arrocha Pablo. A cantora enfiou o pé em um buraco e acabou tropeçando em cima do seu trio. Passado o acidente, a bela disse que estava bem e que a primeira coisa que pensou foi proteger o bebê que espera.
Dinea e José Farias comemoraram 50 anos de casados no bloco do Eva, em Salvador. retratos* (Foto: Eduardo Freire / G1)Dinea e José Farias comemoraram 50 anos de casados no bloco do Eva (Foto: Eduardo Freire / G1)
Personagens
Enquanto a criatividade e irreverência marcaram 'Os Mascarados', com pessoas fantasiadas de freiras, presidiários, anjos e demônios, uma jovem segurava a corda e 'se acabava de dançar' ao som do Jammil. No meio de tantos rostos e histórias de vidas diferentes, uma chamou a atenção no circuito Campo Grande. Um casal de idosos comemorou 50 anos de união e 21 carnavais. Porém, a grande 'personagem' do carnaval baiano 2012 foi a pequena Kalinde, companheira de shows do seu pai, o cantor Magary, que soltou a voz em cima do trio com a música 'Inventando Moda'.
A Polícia Militar contou com reforço especial neste carnaval: um simpático cachorrinho preto. O peludo acompanhava espontaneamente os policiais. Era possível vê-lo na Barra sempre seguindo as fileiras de policiais durante as rondas para garantir a segurança dos foliões. O mascote foi apelidado de 'Capitão' pelos policiais.
Dudu Nobre e Ana Mametto puxam o bloco Alerta Geral na noite desta quinta-feira (16), em Salvador (Foto: Glauco Araújo/G1)Dudu Nobre e Ana Mametto puxaram o bloco Alerta Geral (Foto: Glauco Araújo/G1)
Encontros
Um time de peso puxou o desfile do Alerta Geral, bloco de samba que há 16 anos marca presença no carnaval de Salvador. Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Ana Mametto e o grupo Fora da Mídia levaram para o centro (Circuito Osmar) o que há de melhor no samba brasileiro. Para completar a festa, na linha de frente, o Alerta levou uma ala de baianas vestidas com traje em richelieu, bordado francês bastante utilizado nas religiões de matriz africana, e uma ala de sambistas da velha guarda do bloco, com tamborim e reco-reco. Com figurino especial, Mametto fez ainda homenagem a Clara Nunes, que completaria 70 anos em 2012.
Na quinta-feira de carnaval, foliões que acompanhavam o bloco NuOutro Eva foram surpreendidos com um belo encontro. O trio parou em frente ao camarote da rainha, Daniela Mercury, um dos pontos mais disputados no circuito Dodô (Barra-Ondina). De lá, Daniela e Marcia Short aguardavam a chegada de Saulo no comando da banda Eva. Juntos, eles cantaram 'Eva', um dos hits de maior sucesso da banda e também a canção 'Crença e Fé'.

Michel Teló (Foto: Reprodução/TV Globo)Primeiro dia de festa contou com o encontro entre Durval e Michel Teló (Foto: Reprodução/TV Globo)
O Asa de Águia, comandado por Durval Lelys, contou com uma participação especial no primeiro dia do bloco Cocobambu (quinta-feira, 16). Michel Teló, que assistia a festa de um camarote, subiu no trio do Asa e deu uma canja com Durval. Juntos eles cantaram o sucesso 'Ai, se eu te pego' para delírio dos fãs que acampanhavam a festa na Barra. Durval e Teló cantaram ainda 'Beijo me liga' e 'Danza Kuduro'.

Edson Cordeiro não poupou esforços. Saiu de Berlim para participar da 'Ópera de Carnaval', espetáculo de música clássica encenado por Daniela Mercury neste carnaval. De cima do trio, o contratenor protagonizou duas árias - 'Carmem' e 'Os Contos de Hoffmann', além de músicas como 'O que será que será', de Chico Buarque.
Carlinhos Brown (Foto: Eduardo Freire/G1)Carlinhos Brown reuniu ex-timbaleiros (Foto: Eduardo Freire/G1)
Os fãs da Timbalada viveram momentos especiais neste carnaval. Em um bloco sem cordas, a banda convidou diversos ex-integrantes para fazer a comemoração de 21 anos de sua criação. Junto com o atual vocalista, Denny, apresentaram-se sobre o trio Ninha, Xexéu, Alexandre Guedes e Amanda Santiago. No chão, junto com os fãs, Carlinhos Brown, criador da banda, comandava o show.
Claudia Leitte faz dupla de grávidas com a cantora Iracema, do Ilê Aiyê (Foto: Edgar de Souza/G1)Claudia Leitte faz dupla de grávidas com a cantora Iracema, do Ilê Aiyê (Foto: Edgar de Souza/G1)
O domingo de carnaval teve emoção de mamães grávidas em cima do trio. Claudia Leitte e Iracema, vocalista do Ilê Aiyê, não conseguiram conter a emoção. Juntas, elas cantaram e compartilharam com o público a alegria de estarem esperando um bebê. As duas cantaram também com Gilberto Gil, quando passaram pelo camarote Expresso 2222. Gil disse que a baianidade nunca esteve tão presente no desfile e ressaltou que o Ilê representa uma terra multirracial. No dia seguinte, Claudia Leitte proporcionou mais um momento especial com Gil. Dessa vez, ele cantou vestido de Filho de Gandhy.
Ivete Sangalo e Claudia Leitte no arrastão (Foto: Eduardo Freire/G1)Ivete Sangalo e Claudia Leitte participam juntas de arrastão (Foto: Eduardo Freire/G1)
O tradicional arrastão da Timbalada, que encerra o carnaval na Quarta-feira de Cinzas, contou com grandes encontros: Ivete, Carlinhos Brown, Ninha, Gerônimo, Fafá de Belém e Margareth Menezes. A grande surpresa foi a chegada da cantora Claudia Leitte no trio de Ivete Sangalo. Lá de cima, elas trocaram elogios e comandaram a pipoca da Barra até Ondina.
Carlinhos Brown usa sapato 'saltitante' para desfilar com Timbalada no Campo Grande, em Salvador, neste domingo (Foto: Edgar de Souza/G1)Carlinhos Brown usa sapato 'saltitante' para desfilar com Timbalada (Foto: Edgar de Souza/G1)
Performance
Carlinhos Brown inovou mais uma vez no carnaval. No comando do Camarote Andante, bloco sem corda no qual o músico faz todo o percurso do chão, Brown foi para o circuito Dodô (Barra-Ondina) com sapatos saltitantes, chamados de kangoo jump. Penas brancas e vermelhas completaram o figurino.
Thiaguinho, do Exaltasamba, se despede do público do carnaval de Salvador (Foto: Margarida Neide/Agência A Tarde)Thiaguinho, do Exaltasamba, se despede do carnaval de Salvador (Foto: Margarida Neide/Agência A Tarde)
O Exaltasamba se despediu do carnaval de Salvador em grande estilo com show em um camarote no circuito Barra-Ondina. Foi a última apresentação antes do show, dia 21, em Balneário Camboriú (SC), que marca uma pausa na carreira do grupo. A partir de agora, Thiaguinho, vocalista da banda há nove anos, segue em carreira solo. Os atores Thierry Figueira e Rafa Brites marcaram presença na festa. Quem também esteve por lá foi Thiago Gagliasso e o ex-jogador de vôlei Maurício Lima. Na plateia, Thiaguinho contou com uma fã especial: a atriz Fernanda Sousa, sua namorada. Os dois se conheceram um ano antes no carnaval de Salvador durante apresentação do grupo no trio Exaltamaníacos.
Saulo anima o foliuão em projeto sem cordas nesta terça. (Foto: Imagens/TV Bahia)Saulo animou folião em projeto sem cordas (Foto: Imagens/TV Bahia)
No último dia de carnaval, Saulo Fernandes puxou o bloco Eva sem cordas na avenida (Circuito Osmar). A banda recebeu em seu trio o cantor britânico Geoffrey Chambers, que cantou com Saulo a canção "I Wanna Love You", transformando a avenida em uma arena reggae.
Pablo recebe rei momo em seu trio no circuito Campo Grande. (Foto: Eduardo Freire/G1)Pablo recebeu o Rei Momo em seu trio no circuito Campo Grande. (Foto: Eduardo Freire/G1)
O cantor Pablo, conhecido como a voz romântica do arrocha, também desfilou em trio sem cordas no circuito Osmar (Campo Grande). O público compareceu em peso durante todo o percurso. Um dos momentos de maior emoção foi quando Pablo puxou a música 'Casa ao lado'. A avenida, em coro, se transformou na segunda voz do cantor. Ainda no Campo Grande, Pablo recebeu o Rei Momo de Salvador, o agente comunitário Leandro dos Santos, conhecido como Léo Boy. O comandante da folia carnavalesca exibia a chave da cidade e aproveitou o momento para arrochar ao som de Pablo.
Saulo no encontro de trios (Foto: Imagens/ TV Bahia)Saulo participou do encontro de trios com Moraes e Luiz Caldas (Foto: Imagens/ TV Bahia)
Um encontro de trios na Praça Castro Alves fez os foliões voltarem no tempo para relembrar o surgimento do carnaval de Salvador. Um trio com Saulo Fernandes, vocalista da banda Eva, outro com Moraes Moreira, encontraram com Luiz Caldas, que cantava em um palco montado na praça. Teve até mamãe-sacode na pipoca para comemorar o momento.

Foliões do bloco Os Mascarados roubaram a cena mais uma vez no circuito Dodô (Barra-Ondina). Tinha de tudo: odalisca, marinheiro, garçonete, múmia, professora, os irmãos Mario e Luigi Bros e até uma turma de smurphes. Os atores Isabel Fillards e Fábio Lago foram rainha e rei do bloco, puxado por Gaby Amarantos, Marcia Freire e Marcia Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário