MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dirigentes que incitaram tumulto não serão indiciados, diz delegado


Integrantes podem ser enquadrados apenas por incitação ao crime.
Confusão no Sambódromo culminou na perda das notas da apuração.

Márcio Pinho Do G1 SP

Salomão jogou envelopes para o alto e chutou um deles (Foto: Reprodução/TV Globo)Salomão jogou envelopes para o alto e chutou um
deles (Foto: Reprodução/TV Globo)
Os diretores de escolas de samba que aparecem em imagens da TV Globo incitando membros das agremiações para invadir a área onde eram divulgadas as notas do carnaval, na terça-feira (21), não serão indiciados, informou nesta quinta o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur).
A confusão ocorrida no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, culminou na perda das notas da apuração. Segundo o policial, apenas os integrantes das agremiações que aparecem rasgando as notas e jogando papéis para cima serão indiciados. Um deles, por exemplo, é o diretor de carnaval da Camisa Verde e Branco, Alexandre Salomão.
O indiciamento será por "supressão de documentos e dilapidação do patrimônio", segundo o delegado Nico. O advogado da escola de samba Camisa Verde e Branco, Adriano Sales Vani, afirmou, no entanto, que o integrante da agremiação visto na mesa de apuração atirando papéis para o alto durante a divulgação da notas do Grupo Especial jogou envelopes vazios, que não continham votos. Salomão prestava depoimento nesta quinta na Deatur.
De acordo com o delegado, um laudo será feito e, dependendo de seu resultado, os integrantes podem ser enquadrados apenas por incitação ao crime. Enquanto isso, eles apenas vão assinar um termo circunstanciado (documento utilizado em casos de crimes de menor potencial ofensivo). É o caso de Josélia Alves, integrante da Camisa que também depunha nesta quinta.
Intimados
Os dois integrantes da Camisa Verde e Branco são os primeiros de uma série de nove diretores intimados e esperados no Deatur pelo delegado Osvaldo Nico Gonçalves. Até segunda-feira (27), estão intimados a comparecer também Wagner da Costa, da Gaviões da Fiel, Edílson Casal, da Pérola Negra, Luciana Silva, da Tom Maior, Neguitão, Caio e Renato Maluf, da Vai-Vai, e o presidente da Liga, Paulo Sérgio Ferreira.
Para o advogado, a Camisa Verde e Branco não teve envolvimento efetivo na confusão. “As imagens falam por si. Basta dar uma analisada para ver qual foi a participação da escola. O pessoal da Camisa não rasga voto e não dilapida patrimônio público”, disse Vani.
A polícia investiga a confusão da apuração como uma possível ação orquestrada por dirigentes de escolas de samba. Segundo Nico, Tiago Ciro Tadeu Faria, que rasgou as cédulas com as últimas notas, havia recebido “uma missão”. A polícia diz que o jovem sabia que poderia ser preso e investiga quem ordenou a destruição das notas.
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, Paulo Sérgio Ferreira, disse não acreditar em ação orquestrada. Ele creditou a confusão à falta de experiência de alguns dirigentes. “Se você pegar esses dirigentes, provavelmente é a primeira vez que eles vão para uma apuração. É um momento tenso. A falta de experiência de alguns dirigentes pode ter levado eles a esta exaustão”, afirmou.
Gaviões da Fiel
A polícia também obteve imagens que mostram torcedores da Gaviões da Fiel jogando um coquetel molotov em carros alegóricos que estavam na dispersão do Anhembi. Segundo o delegado, a alegoria foi escolhida porque era "verde”. A polícia investiga se dirigentes de seis escolas de samba incitaram a invasão à área restrita, que terminou com as notas rasgadas.
A escola de samba Pérola Negra afirmou que o incêndio que destruiu uma de suas alegorias na confusão de terça é prejuízo para a escola, apesar do fato de o carro não ser mais usado em desfiles. Segundo Jairo Roizen, membro da diretoria da escola, a Pérola mantinha conversas com a própria Prefeitura de Itanhaém, cidade que foi tema do samba-enredo, para vender as esculturas presentes na alegoria.
"Queremos que a Gaviões faça o ressarcimento ou que a Liga faça isso. A intenção real é que todos sejam punidos. Por enquanto, a única escola que está sendo punida é a Pérola Negra, que está sendo rebaixada sem que as notas de dois jurados tenham sido lidas e ainda teve um carro incendiado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário