MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

'Carnaboi' agita cem mil pessoas em Manaus


É no Sambódromo, mas nada de samba. O ritmo é a toada. Tem trio elétrico, mas o abadá da Bahia é tururi.

Em Manaus, o carnaval é com um ritmo bem diferente. A festa é no Carnaboi.
É no Sambódromo, mas nada de samba. O ritmo é a toada. Tem trio elétrico, mas o abadá da Bahia é tururi. Em cima ou na pista, os movimentos do boi-bumbá são feitos pelo "tripa". "O tripa do boi é quem dá a vida ao boi e faz com que a nação se apaixone", diz um homem.
Moça bonita tem outro nome. “Essa é a minha cunha-poranga", diz um pai para a filha.
Mas a maioria das palavras tem o mesmo significado que em qualquer canto do Brasil. Festa, alegria, carnaval. Cem mil pessoas sabem bem o que quer dizer tudo isso. É o Carnaboi, a mistura do carnaval com música dos bumbás, garantido e caprichoso. Na cidade de Parintins, origem da festa, as cores azul e vermelho nunca se misturam. Em Manaus, todo mundo brinca junto.
Ao todo, 24 bandas se revezam nos trios elétricos nos dois dias de festa que tem influência indígena. Sementes e penas nas fantasias e adereços como cocares e brincos gigantes.
Uma pernambucana trocou o frevo pelo boi. “A diferença é a cultura, mas os dois transmitem uma emoção muito boa", explica.
Tem gente que veio de muito mais longe, como Alemanha e Argentina. Para uma família japonesa, tudo isso é inacreditável. Não importa o idioma. No fim da festa, todo mundo aprende direitinho o que é o Carnaboi.
JORNAL NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário