MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de julho de 2012

Produção de sorgo cresce devido ao longo período de chuva, em Goiás


Agricultores estão comemorando os resultados da safra, em Cristalina.
Engenheiro agrônomo afirma houve 33% de aumento em relação a 2011.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

O longo período chuvoso contribuiu na produtividade do sorgo, na zona rural de Cristalina, região leste do estado. Neste ano, os agricultores estão otimistas com o cultivo do cereal. “Tenho 90 hectares plantados, 20 a mais do que no ano passado. Já colhi 50 e a expectativa é colher a média de 90 sacas por hectare”, acredita o produtor rural Marcelo Betorldo Lima.

Além dele, o fazendeiro André Ritjens também está confiante. Ele quase triplicou a plantação de sorgo na região. "Na última safra investi 120 hectares. Neste ano a área de plantio é de 300 hectares e as expectativas são boas”, declara. O agrônomo Delveccchio Pereira confirma as previsões dos agricultores. "Devido ao longo período de chuva no município, houve realmente incremento na produção do sorgo. A expectativa é que nesse ano a colheita seja em torno de 80 sacas por hectare, 20 a mais do que em 2011”, salienta.
Por causa dos bons resultados da produção em 2011, a área de sorgo plantada no município quase dobrou. No ano passado foram cultivados 8 mil hectares do grão. Já neste ano, ano a área aumentou para 15 mil, onde a estimativa é colher 75 mil toneladas do cereal. Entretanto, o preço deverá subir devido à tendência de mercado.
"Hoje nós estamos comercializando o milho a R$ 20 com uma boa tendência de alta. Então, o sorgo deverá ser vendido no mínimo a R$ 16. Esse valor é melhor do que o do ano passado”, afirma o gerente comercial da Cooperativa Agrícola Serra dos Cristais (Coacris) Gilberto Moraes Júnior. Com isso, os produtores tendem a armazenar o produto para comercializá-lo futuramente. "Estou colhendo tudo e armazenando na cooperativa. Meu objetivo é aguardar para fazer as negociações mais pra frente”, revela o fazendeiro Marcelo Bertoldo de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário