MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Falta de preservação coloca em risco Museu Memorial JK, em Anápolis, GO


No local, ex-presidente assinou documento para a construção de Brasília.
Sem manutenção, vidros estão quebrados e as paredes estão mofadas.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera

A falta de preservação no Museu Memorial JK, no Aeroporto de Anápolis, há 58 km de Goiânia, ameaça colocar em risco uma fase da história do Brasil. O local sediou o momento em que Juscelino Kubitscheck assinou o documento para a construção de Brasília (DF). Porém, a estrutura, que na época era destinada para embarque e desembarque, está abandonada e fechada para visitações por causa das más condições.
“Já tentei entrar na casa, mas nunca consegui. Sempre tive uma curiosidade para conhecer o local e até hoje não foi possível. Está tudo muito fechado”, revela o piloto Victor Gerhardt, que trabalha no aeroporto do município.
No local, o mato alto, vidros quebrados e as paredes mofadas preocupam até ex-funcionários do museu. Por causa do abandono, a última assinatura no caderno de registros de visitas foi deixada em abril do ano passado. “Isso daqui é muito importante para ficar desse jeito. Ele é um monumento histórico brasileiro”, ressalta Andréa Oliveira Guimarães, que cuidou do local por oito anos.

Segundo Rodrigo Guimarães, que é filho de Érides Guimarães, personagem que emprestou uma caneta para JK assinar o documento para construção de Brasília, afirma que o memorial recebe ajuda financeira de duas empresas privadas, mas a verba não é suficiente para restaurar e manter o funcionamento.

Providências

O grupo responsável pelo Memorial JK de Anápolis enviou um ofício à Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento (Segplan) solicitando que o estado ajude a preservar o local. O órgão informou que o documento será encaminhado à Agência Goiana de Cultura (Agepel) para ser analisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário