MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 22 de julho de 2012

ES faz investimento milionário para dobrar o número de turistas por ano


Hoje, mais de 5 milhões de pessoas por ano visitam o estado, diz Setur.
Especialista afirma que desafios para o turismo vão além da divulgação.

Amanda Monteiro Do G1 ES

Convento da Penha é um dos principais cartões postais do Espírito Santo  (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Convento da Penha é um dos principais cartões
postais do estado (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
O Espírito Santo pretende receber, nos próximos anos, o dobro do número de turistas que visitam o estado atualmente. Hoje, mais de 5 milhões de pessoas por ano vêm ao estado para lazer ou negócios, segundo dados da Secretaria de Estado do Turismo do Espírito (Setur). Nesta semana, o governo assinou contratos de projetos que somam mais de R$ 3 milhões de investimentos para a área.
Fora esses projetos, outros R$ 3 milhões foram investidos em uma campanha de publicidade nacional com previsão de ir ao ar em setembro. Segundo a Setur, a campanha vai envolver várias mídias e ser totalmente interativa. "Temos uma dificuldade histórica de divulgar nossas potencialidades. Esse projeto nos insere no mercado", diz o secretário de Turismo, Alexandre Passos, justificando o investimento milionário na campanha publicitária.
Segundo a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no estado (Abav-ES), Elvira Altoé Serriguetto, os desafios para o turismo no Espírito Santo vão além da divulgação. Uma das principais deficiências apontada por ela é a falta de profissionalização dos motoristas de táxis, garçons e atendentes em geral.
"Temos boas redes de hotéis, excelente gastronomia e lindas paisagens, mas precisamos profissionalizar os atendentes, os taxistas, ter polícia na rua. Também precisamos intensificar a vida noturna, os turistas sempre pedem. E ter mais tempo de evento na praia no verão e mais eventos fora do verão, para que as pessoas que visitam o estado tenham o que fazer. Os restaurantes das montanhas, por exemplo, precisam funcionar. Temos novos hotéis chegando, a cada ano mais turistas vêm ao estado e as coisas precisam funcionar para que eles fiquem mais tempo e voltem outras vezes", comenta.
Outro gargalo, segundo Elvira Altoé, são os acessos, tanto para quem vem de fora quanto para quem anda dentro do estado. "Temos uma diversidade muito grande de praia e montanha, com uma grande variação de temperatura a poucos quilômetros. É um dos nossos principais atrativos. Mas temos que priorizar as estradas.  Outra coisa é o aeroporto, que ainda é nosso principal gargalo. Se dois voos atrasarem, ele já fica tumultuado, sem lugar para as pessoas se sentarem", diz.
Qualificação profissional
Para melhorar a qualidade no atendimento ao turista, o governo assinou, na última terça-feira (17), contrato com o Senac-ES para capacitar 5.485 profissionais do setor e pessoas que poderão atuar nas empresas prestadoras de serviços turísticos, por meio do programa Qualifica ES Turismo, para a temporada 2012/2013. O valor do investimento é de R$ 599.928,00.
Espírito Santo tem diversidade de praia e montanha a pocuos quilômetros (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Estado tem diversidade de praia e montanha a
poucos quilômetros (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Sinalização turística
Um projeto de sinalização turística está em fase de elaboração. O projeto deverá conter a diagramação e especificações para a fabricação e instalação de placas de identificação dos atrativos turísticos do Espírito Santo e de sinalização dos respectivos percursos de acesso, abrangendo todo o estado. Essa sinalização deve receber o geoprocessamento dos dados, para que posteriormente esses dados processados possam ser utilizados em aplicativos de localização (por celular ou GPS). O valor do investimento para a elaboração do projeto é de R$ 540 mil. O prazo para a entrega do Projeto Executivo completo é de 150 dias corridos, contados a partir da liberação da Ordem de Serviço à empresa vencedora do processo licitatório.
Plano de Marketing e Comunicação do Turismo
O governo assinou também um contrato de prestação de serviços para elaboração do Plano de Marketing e Comunicação do Turismo do Estado do Espírito Santo, com a Ornellastour Consultoria. O valor do investimento é de R$ 253 mil. O objetivo é desenvolver um plano de marketing turístico para o Espírito Santo, com base na análise da pesquisa de mercado, propondo ações que sejam posteriormente implantadas pela Setur e demais envolvidos no setor, de forma a definir uma estratégia global para as ações de divulgação e comercialização do turismo capixaba. A Setur não soube informar o prazo de quando esse plano deverá ficar pronto.
Estudo da Região MetropolitanaA Setur, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), realiza um processo de seleção para pesquisadores, com o objetivo de fazer um diagnóstico da economia do turismo e avaliar o potencial turístico da Região Metropolitana da Grande Vitória, para que sirvam de instrumentos para o desenvolvimento de políticas públicas para o setor. O processo de seleção está na última fase, já para a contratação das propostas aprovadas. Para esse estudo, a Região Metropolitana foi dividida em cinco áreas: Vitória, Vila Velha, Guarapari; Serra e Fundão; e Cariacica e Viana. O prazo para execução do projeto é de 18 meses. O valor total do investimento é de R$ 1 milhão, dividido pelas cinco áreas.
Capacitação de alunos da rede pública estadual
A segunda etapara do Programa Viaja ES Jovem recebeu investimento no valor de R$ 916.748,00, para capacitar 3.680 alunos de várias cidades e proporcionar visitas monitoradas às Rotas do Sol e da Moqueca, Caminhos do Imigrante, do Mar e das Montanhas, do Caparaó, do Verde e das Águas, e dos Vales e do Café. O programa é resultado de um contrato com a Abav-ES e destinado à capacitação de alunos da rede pública estadual, oferecendo a oportunidade de aliar o conteúdo pedagógico à vivência – com viagens monitoradas a várias localidades do estado. As escolas e os alunos selecionados são feitos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Em 2011, foram capacitados mil alunos da rede pública de ensino da Grande Vitória.

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