MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Detran quer aumentar rigor na habilitação de motociclistas no RS


Proposta será apresentada na Reunião Nacional dos Detrans.
Circulação das motos entre os carros voltará a ser discutida.

Do G1 RS

O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS) apresentará na próxima segunda-feira (16), durante a Reunião da Associação Nacional dos Detrans, uma proposta para aumentar o rigor na formação de motociclistas no estado. O órgão irá sugerir a especificação dos conteúdos do curso teórico de acordo com a habilitação pretendida, o aumento da carga horária das aulas práticas e teóricas para o processo de habilitação e a adição de categoria, bem como a realização de uma etapa do curso e da prova prática de direção em via pública. Para que ocorram estas mudanças, será preciso uma nova redação de diversos artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A proposta do Detran/RS prevê que a carga horária de aulas práticas para categoria A (para motos) passaria de 20h/aula para 30h/aula, sendo que 10h/aula deverão ser em via pública. Também serão sugeridas alterações na idade mínima para transporte de crianças em motocicletas de 7 para 10 anos, regulamentação do uso de equipamentos para condutor de motocicletas previsto no CTB, como o acréscimo de roupas de proteção ou outros itens que reduzam a fragilidade do motociclista ao sofrer um acidente. Também será proposta a retomada da discussão sobre o artigo que proíbe a circulação de motos entre os veículos.
As alterações foram baseadas em um estudo dos acidentes envolvendo motocicletas no Rio Grande do Sul, que detectou que os motociclistas com até três anos de carteira, que representam 13% do total de habilitados na categoria, são 39% dos envolvidos em acidentes com vítimas fatais no período de 2007 a 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário