MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 1 de março de 2012

Fábrica de máquinas agrícolas do RS demite 55 por estiagem, diz sindicato


Multinacional espera baixa nas vendas de colheitadeiras por falta de chuva.
Sindicato diz que empresa evitou que demissões fossem quase o dobro.

Gelson Waier Da RBS TV, em Santa Rosa

A fabricante de equipamentos agrícolas AGCO demitiu na tarde desta terça-feira (28) 55 funcionários da unidade de Santa Rosa, informou o Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa. A empresa afirma que a medida se deve à "sazonalidade agrícola", já que é esperada uma baixa nas vendas de colheitadeiras no próximo semestre devido à estiagem que atingiu parte do Rio Grande do Sul, do Paraná e da Argentina.
O sindicato poupa a multinacional de críticas. O presidente da entidade, Janir Lino Morais Lino, afirma que diante das dificuldades a empresa se esforçou e manteve quase metade do quadro que inicialmente seria demitido. Lino diz que as demissões chegariam a 100 caso a multinacional não tivesse readequado funcionários de manufatura em outros setores.
"É um momento de preocupação. Estamos conversando com as empresas pra ver se buscamos algum mecanismo pra que se possa reduzir ao máximo o impacto da estiagem, não só na nossa região mas também na Argentina. É o que está prejudicando a venda de colheitadeiras", disse o sindicalista.
Em comunicado oficial, a AGCO afirma que as condições para o plantio e a colheita "afetam diretamente a demanda de mercado". "A empresa realocou o maior número possível de funcionários internamente em suas áreas, buscando com isso diminuir o número de demissões", afirma a nota divulgada pela multinacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário