MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de março de 2012

Cheia antecipada dos rios provoca perda para agricultores do AM


Água do rio Solimões invadiu terras de agricultores da região.
Há produtor que perdeu toda a plantação de milho, malva e macaxeira.

Do Globo Rural

Muitos agricultores do Amazonas começaram a colher a safra mais cedo para escapar do avanço das águas provocado pela cheia antecipada dos rios. Mas isso não foi possível em todas as propriedades.
A época agora é de cheia dos rios e prejuízo para muitos produtores rurais. O rio Solimões invadiu as terras do agricultor Edilson Nascimento, que perdeu toda a plantação de milho, malva e macaxeira. "Ninguém esperava essa cheia agora. Esse ano não deu pra colher nada”, lamenta.
O produtor só conseguiu salvar os jerimuns. A propriedade dele fica no município de Iranduba. Além da plantação, a água invadiu a casa de farinha.
Este ano a enchente dos rios pegou muitos ribeirinhos de surpresa. Ao contrário do que eles estavam acostumados, a água subiu muito rápido. Na propriedade do agricultor Joaquim Costa, no rio Solimões, a água só chegava no final do mês de abril, mas agora está quase tudo alagado. Por isso, ele teve de colher a produção antes do tempo. "Mais da metade eu perdi a roça. Madura ela rende e verde ela diminui”, diz.
O agricultor previa colher 30 sacas de macaxeira. Mas com a cheia só conseguiu 13 sacas. Quase todas são pequenas e sem qualidade para o comércio. Segundo ele, nem a maniva, que são as ramas da mandioca, ele vai conseguir replantar. "Eu não sei nem se eu vou plantar roça esse outro ano que não vai ter maniva”, explica Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário