MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Restinga leva vinho ao Porto Seco e levanta o público em Porto Alegre


Escola foi a primeira a se apresentar na segunda noite no Porto Seco.
Corte da Fenavinho de Bento desfilou no quarto carro alegórico.

Letícia Carlan Do G1 RS

Comissão de frente da Estado Maior da Restinga (Foto: Samuel Maciel/PMPA)Comissão de frente da Estado Maior da Restinga (Foto: Samuel Maciel/PMPA)
  Atual campeã, a Estado Maior da Restinga abriu a segunda noite de desfiles no Complexo Cultural do Porto Seco mostrando que quer brigar pelo bi. Com o tradicional grito de guerra "Tinga, teu povo te ama", o intérprete Wander Pires convocou a empolgada torcida que ocupou a arquibancada do Porto Seco. Com belas fantasias e cinco carros alegóricos, a escola levou para a avenida o samba-enredo “Da mitologia à realidade: a Tinga de taça na mão! Vinhos do Brasil, sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade”. Assim que Wander Pires entoou os versos iniciais do samba deste ano, o público seguiu a escola até o final do desfile.
O abre-alas da escola, “Carruagem de Baco”, apresentou os elementos que faziam parte da vida de Baco, o Deus do vinho. O cisne, símbolo da escola, também estava representado no carro. A bateria do mestre Guto subiu nas costas de outros integrantes em uma surpreendente coreografia. Outros passos de dança também foram apresentados arrancando palmas do público.
A segunda alegoria, o tripé “O vinho sagrado”, representou a bebida levada de outras regiões para celebração eucarística até a consolidação da produção vinícola no sul. O terceiro setor da escola apresentou a epopéia italiana contando a história da imigração no Sul e sua contribuição para o desenvolvimento da região. Os moradores da serra gaúcha participaram do desfile.
Desfile da Estado Maior da Restinga (Foto: Samuel Maciel/PMPA)Desfile da Estado Maior da Restinga
(Foto: Samuel Maciel/PMPA)
O carro “O futuro nos espera” traz em seu centro a réplica de um trem representando a evolução que o trabalho dos imigrantes italianos proporcionou à região da serra. O setor seguinte, “Tradição e inovação”, mostra a grande contribuição da tecnologia no avanço da qualidade da produção do vinho.
A quarta alegoria, “Vinificação”, trouxe para a avenida as tinas e outros elementos antigos e modernos usados para a produção de vinho. Para aumentar o realismo na avenida, uma pessoa veio dentro de uma tina amassando uvas. Em cima do carro, um telão de led passava imagens da serra, bolhas de sabão eram lançadas no ar e uvas foram distribuídas para o público. Logo após o carro, uma ala dançou a tarantela.
O quinto e último carro, “Caminhos de Pedra”, trouxe para a avenida a Corte da Fenavinho de Bento Gonçalves, composta pela imperatriz Kelly Scanagata e pelas princesas Carine Pedroti e Gabriela Bottega. Estiveram representados no carro a fachada da Casa da Ovelha, localizada em Bento Gonçalves, da Casa de Pedra, localizada em Caxias do Sul, e do ateliê do escultor de pedra Bez Batti, situada também em Bento Gonçalves, além de reproduções de suas obras. O próprio escultor foi destaque no carro alegórico.
A Estado Maior da Restinga entrou na avenida com a responsabilidade de manter o nível do desfile do ano passado, em que foi a campeã. Pelo que mostrou na avenida e pela comoção do público, a escola mostra que vai brigar pelo título. A Restinga trouxe 2 mil integrantes, distribuídos em 21 alas.
Maya Lopes e Simone Pastro ficaram a tarde toda elaborando a maquiagem inspirada no ser mitológico (Foto: Luiza Carneiro/G1)Maya Lopes e Simone Pastro passaram a tarde fazendo maquiagem para desfile (Foto: Luiza Carneiro/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário