MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Pfizer faz recall de 1 milhão de anticoncepcionais nos EUA


Recolhimento de 28 lotes foi causado por erro em embalagem.
Medicamento afetado não é comercializado no Brasil.

Do G1, em São Paulo

Caixa do remédio Lo/Ovral, comercializado nos Estados Unidos. (Foto: FDA / Reuters / Divulgação)Caixa do remédio Lo/Ovral, comercializado nos
Estados Unidos. (Foto: FDA / Reuters / Divulgação)
A fabricante de medicamentos Pfizer anunciou nesta quarta-feira (1º) que solicitou a retirada do mercado de 1 milhão de remédios anticoncepcionais nos Estados Unidos, que foram distribuídos em 28 lotes no país. O contraceptivo afetado não é comercializado no Brasil, segundo a farmacêutica.
Quatorze lotes do medicamento Lo/Ovral-28 e 14 de sua versão genérica (com norgestrel e etinilestradiol) serão recolhidos do mercado norte-americano.
O problema surgiu quando a empresa detectou um erro na contagem de pílulas inertes (placebos feitos de açúcar) e anticoncepcionais de verdade contidos dentro de cada embalagem. Nos 28 lotes, algumas caixas podiam conter mais ou menos pílulas ativas. Segundo informações da fabricante, o padrão para estes medicamentos é de 21 pílulas contraceptivas e 7 placebos.
Segundo a Pfizer, o recall é necessário para evitar o risco de gravidez indesejada entre as consumidoras norte-americanas, que compram o produto em clínicas, farmácias e depósitos.
Os lotes afetados estão listados no site (em inglês) da autoridade sanitária dos Estados Unidos (FDA), que monitora o recall.
A fabricante ainda recomendou que pacientes retornem os medicamentos aos seus médicos, caso tenham adquirido um dos lotes com embalagem defeituosa. Para a Pfizer, o erro ocorreu por uma combinação de falha mecânica e inspeção visual incorreta na linha de produção das pílulas. A fabricante afirma que o erro já foi corrigido.

Um comentário: