MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Jean Dujardin é o primeiro francês a ganhar o Oscar de melhor ator

Astro de 'O artista', ele já foi chamado de 'o George Clooney da França'.
Último francês indicado na categoria havia sido Gérard Depardieu, em 1990.

Do G1 em SP, com informações da Reuters

Ao receber a estatueta das mãos de Natalie Portman na noite deste domingo (26), Jean Dujardin tornou-se o primeiro francês a ganhar o Oscar de melhor ator. Depois de chegar ao palco, e fazer o agradecimento protocolar aos presentes, ele emendou: "Eu amo o país de vocês". E, bastante entusiasmado, concluiu: "Se o George Valentin pudesse falar, ele ia dizer 'muito obrigado, incrível, eu amo vocês”.
Jean Dujardin sorri após vencer o prêmio de melhor ator por 'O artista'. (Foto: Mark J. Terrill/AP)Jean Dujardin vibra ao receber o prêmio de melhor ator por 'O artista'. (Foto: Mark J. Terrill/AP)
O George citado por Dujardin é George Valentin, protagonista de "O artista", principal vencedor desta 84ª edição do Oscar. Sendo o filme mudo, o personagem não tem direito falas. Passa toda a projeção em silêncio, limitação que obrigou o intérprete a se entregar ao exercício de expressões faciais que dessem conta de transmitir o auge e a dacedência de um astro do cinema de fins da década de 1920.
O desempenho de Dujardin - sobretudo por conseguir, com raros equívocos, transitar das passagens cômicas ao drama - rendeu-lhe aclamação. Desde o lançamento de "O artista", ele vem colecionando prêmios: foi eleito o melhor ator no Festival de Cannes do ano passado, por exemplo, naquele que é tido como o principal evento do cinema de autor do calendário internacional.

Agora, aos 39 anos, o ator consolida-se como astro fora de seu país natal, onde já cultiva a reputação de astro há algum tempo. Ele já foi referido como "o George Clooney francês". O mesmo George Clooney que ele acaba de desbancar no Oscar. Deixou para trás também Brad Pitt, nesta que foi considerada "a disputa dos galãs".
Dujardin deve boa parcela desse status à parceria com o próprio diretor de "O artista", Michel Hazanavicius. Juntos, fizeram "Agente 117" (2006), uma paródia das tramas de James Bond, que rendeu a sequência "OSS 117: Rio ne répond plus" (2009).
Além de ser o primeiro francês a ganhar um Oscar de melhor ator, Dujardin é o primeiro a ser indicado em muito tempo. A última vez havia sido em 1990, com Gérard Depardieu. Por outro lado, a atriz francesa Marion Cotillard recebeu a estatueta de melhor atriz em 2008, por "Piaf - Um hino ao amor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário