MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

‘Fraternidade e saúde pública’ é tema da campanha da fraternidade 2012


Diocese de Rio Preto celebra às 9h início da Quaresma.
Objetivo é levar população a refletir sobre a saúde pública.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

Nesta quarta-feira (22) foi lançada oficialmente a Campanha da Fraternidade 2012 no Vaticano, pelo Papa Bento XVI. O tema deste ano é 'A fraternidade e a Saúde Pública'. O objetivo da Campanha é refletir sobre a realidade da saúde no país buscando uma vida saudável.
Neste mesmo dia em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, a Diocese celebra às 9h o início da Quaresma (quarenta dias de conversão e penitência, que prepara os católicos para a Páscoa).
A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964, com abrangência nacional, tendo como principal objetivo, evangelizar. Isto acontece em sintonia com o tempo da quaresma. O lema deste ano é: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38, 8). A busca de saúde é uma urgência e uma das condições essenciais para que a pessoa tenha dignidade. Por isto, todos têm direito aos meios públicos para tratamento de saúde.
Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde é vista como direito. Por isto, deve atender a todos, mas essa tem sido uma das maiores fontes de desvios. Muito dinheiro destinado a saúde, segundo a campanha é destinado para outros fins. Para Dom Paulo Mendes Peixoto, falta acompanhamento da comunidade organizada. “Necessitamos de uma participação nos conselhos ligados à saúde, policiando o destino do dinheiro público destinado para essa área. Para isto é importante a consciência crítica das pessoas cobrando aquilo que é de direito. Só assim teremos uma realidade nova e mais humana”, diz.
A Campanha da Fraternidade traz um momento de reflexão e conscientização sobre o que está acontecendo com a saúde pública. O que vemos é a sua privatização, tendo em vista os diversos planos particulares, enfraquecendo o sistema que deveria dar sustentação e vida de qualidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário