MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa no Paraguai


Este ano, o controle está mais rigoroso no país.
Recentemente, dois focos da doença foram registrados.

Do Globo Rural

A fazenda Sofia, que fica a 20 quilômetros de Pedro Juan Caballero, na fronteira do Paraguai com o Brasil, é uma das mais expressivas na criação de gado de elite no país, com mais de quatro mil cabeças, e uma das primeiras a imunizar o rebanho nesta campanha, no Departamento de Amambay. O uso da tecnologia é fundamental para garantir que 100% do rebanho seja imunizado.
"Nós temos um sistema eletrônico que implantamos há pouco tempo na fazenda. Com um chip em cada animal, podemos saber tudo o que acontece com ele dentro da fazenda. Pintamos também o animal para ter 100% de certeza de que ele está vacinado. Se um animal passar de um pasto para o outro e estiver pintado, então, a gente sabe que ele está vacinado", explica Roberto Orue, administrador de fazenda.
Todo o trabalho é acompanhado pela vigilância sanitária. Um fiscal do Serviço Nacional de Saúde Animal do Paraguai deve assistir à vacinação em fazendas com mais de 100 cabeças. Só no Departamento de Amambay, são mais de 90 agentes.
Para tentar imunizar o maior número possível de animais, o governo paraguaio adotou algumas mudanças durante os períodos de vacinação este ano. A principal delas, é que nenhum animal pode ser transportado sem a Guia de Trânsito Animal, autenticada com o registro de vacinação.
O transporte de animais no Paraguai só é liberado 15 dias após a aplicação da vacina.
A campanha contra a febre aftosa vai até o dia dois de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário