MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Agricultores usam melaço da cana para brincar o carnaval em Alagoas


Foliões se lambuzam numa brincadeira que dura três dias.
Mela-mela lota as ruas do município de São José da Laje.

Do Globo Rural
Os canaviais predominam na paisagem da Zona da Mata de Alagoas. Quase 90% da economia gira em torno da cana-de-açúcar. A Usina Serra Grande emprega quatro mil pessoas para moer um milhão de toneladas de cana a cada safra. O principal produto é o açúcar. Mas com o mel residual, a usina também produz etanol.
Além de ser utilizado na produção de etanol, o mel é bastante comprado por pecuaristas para alimentar o gado. Especialmente na região, é o produto mais usado no carnaval de rua há mais de 30 anos.
Pela tradição do mela-mela no município de São José da Laje, a 96 quilômetros de Maceió, os foliões se lambuzam de melaço, numa brincadeira de carnaval que dura três dias. O melaço é vendido na rua pelos ambulantes.
O mela-mela ganhou tantos adeptos ao longo dos anos que muitas pessoas saem de outros estados para participar da festa. Quem não gosta da lambança, fica assistindo da arquibancada. Mas quem vai para o meio da praça não pode reclamar da sujeira. Chuveiros e carro-pipa ficam à disposição dos foliões para dar aquele banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário