MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Pesquisador do Sul de MG descobre inseto que muda de sexo


Espécie foi encontrada em cavernas de três estados brasileiros.
Caso seria o primeiro registrado do mundo animal.

Do G1 de Sul de Minas

Um pesquisador da Universidade Federal de Lavras (Ufla) descobriu uma espécie de inseto que é capaz de mudar de sexo. O estudo começou há três anos quando a equipe do professor de biologia Rodrigo Lopes encontrou as espécies Neotrogla aurora e Neotrogla truncata ao percorrer cavernas do norte de Minas Gerais, Tocantins e Bahia.
O inseto é do tamanho de um piolho. Com a ajuda de um microscópio, os pesquisadores fazem a descrição da espécie, que é da ordem desocóptera. Foi em uma dessas observações que o professor percebeu que os órgãos genitais do macho e da fêmea poderiam ter sofrido uma mutação, ou seja, a espécie seria capaz de desenvolver os dois órgãos reprodutores. Para o pesquisador, isso pode ser considerado uma evolução da espécie.
"A gente sabe que um é macho e o outro é fêmea porque um possui testículos e o outro ovários. Porém, eles apresentaram uma inversão das estruturas reprodutivas em relação às genitálias. Isso é considerado uma evolução, porque esse inseto vive em um ambiente onde a fonte de alimento é escassa e os machos teriam encontrado essa maneira para receber alimento das fêmeas", revela Lopes.
Os insetos são mantidos em um recipiente com um pouco da terra da caverna onde foram encontrados e são observados cuidadosamente. Os pesquisadores precisam registrar um acasalamento para que as suposições sejam comprovadas. “Essa é a primeira vez na história que se registra um fenômeno assim. Isso nunca foi registrado em nenhuma outra espécie animal”, explica o professor.
A descoberta já está comprovada, mas a pesquisa ainda não foi publicada oficialmente. Uma revista especializada da Suíça demonstrou interesse no trabalho do pesquisador da Ufla. Segundo Lopes, suíços e japoneses estão auxiliando nas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário