MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de setembro de 2012

Instituto Inhotim, em MG, une arte com preservação da natureza


Fazenda se tornou em um grande museu de arte contemporânea ao ar livre.
São cultivadas sementes e mudas de espécies raras e plantas ornamentais.

Do Globo Rural

As obras de arte ficam espalhadas em um imenso jardim onde a natureza não serve só de moldura para as instalações, mas que permite o acesso à arte. Esse é o Instituto Inhotim, que fica no município de Brumadinho, em Minas Gerais. Ao todo são 786 hectares, sendo que 300 são de reserva natural. Está localizado próximo à Serra do Rola-Moça, uma região de mineradoras. O proprietário de Inhotim resolveu transformar o buraco da mineração em um jardim, depois num museu e hoje é também um jardim botânico.
O idealizador é Bernardo Paz. Todo o investimento inicial, principalmente a compra do acervo de arte, foi dele. Hoje o instituto é uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, uma associação privada sem fins lucrativos que também recebe recursos do governo através de convênios. A diretora executiva do instituto, Roseny de Sena, não revela valores.
Instalação O Som da Terra - Inhotim (Foto: Priscila Brandão - Globo Rural)Instalação O Som da Terra
(Foto: Priscila Brandão - Globo Rural)
O ponto de partida do projeto de paisagismo foi um tamboril de aproximadamente 80 anos, uma das poucas árvores que já estavam na fazenda. O responsável é Pedro Nehring, amigo de juventude de Bernardo Paz.
O paisagismo acompanha a expansão do museu. Todo ano é inaugurada pelo menos uma nova galeria. Andar de um lado para o outro em busca das obras já é a própria descoberta. As galerias surgem por meio de trilhas na mata.
Preservação ambiental
Desde 2010 o instituto conquistou o registro de jardim botânico e hoje faz parte das 46 instituições da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Uma de suas funções é desenvolver inovações ambientais.
“Estamos falando da oportunidade de desenvolver e transferir tecnologia para, por exemplo, propagação de espécies nativas da flora brasileira”, diz Joaquim de Araújo, diretor do Jardim Botânico Inhotim. São mais de quatro mil espécies de plantas espalhadas por uma área de 100 hectares de visitação. Muitas dessas mudas podem ser compradas no instituto.
Tamboril - símbolo do museu de Inhotim (Foto: Priscila Brandão - Globo Rural)Tamboril (Foto: Priscila Brandão - Globo Rural)
Sempre que uma grande obra é feita, como a abertura de uma estrada ou uma hidroelétrica, existe o impacto ambiental. Nesses casos, a equipe do Inhotim vai até o local e faz uma operação de resgate. Na reportagem é mostrada a retirada de palmeiras de uma área de expansão de mineração. A mineradora, que tem permissão para derrubada de árvores, autorizou a entrada da equipe do Inhotim e ainda emprestou tratores e guindastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário