MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de setembro de 2012

Projeto Limpa Brasil visita pontos turísticos e ruas de Belém


Milhares de pessoas participam do evento e recolheu oito toneladas de lixo.
Projeto deve criar ação permanente em escolas de Belém.

Do G1 PA

Durante a manhã deste domingo (30) mais de cinco mil voluntários e inúmeras pessoas das comunidades de Belém participaram do Movimento Limpa Brasil coletando lixo reciclável de vários pontos turísticos da capital paraense e de ruas da cidade das mangueiras. A estimativa da organização do evento é de que mais de oito toneladas de papel, alumínio e plástico tenham sido retiradas da cidade.
No Ver-o-peso, principal cartão postal de Belém, os voluntários limparam o porto onde ficam os barcos de pesca. Já na Praça da República, um dos pontos de entrega dos materiais, sacolas cheias de lixo chegavam a todo o momento.
Voluntários agiram em vários pontos turísticos da cidade. Entre eles, estava o ver-o-peso (Foto: Reprodução / TV Liberal)Voluntários agiram em vários pontos turísticos da cidade. Entre eles, estava o ver-o-peso (Foto: Reprodução / TV Liberal)
A estudante Juliana Soares foi uma das voluntárias que ajudou a limpar o Ver-o-peso e dá o exemplo sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Ela reforça que a consciência ambiental é importante durante todos os dias do ano.
"O Limpa Brasil é uma ação importante e fico feliz de poder fazer minha parte. Mesmo que seja apenas um pouco, se cada um ajudar, a cidade pode ficar mais limpa. Eu evito sempre jogar lixo nas ruas e sempre que possível conscientizo as pessoas sobre a necessidade de dar ao lixo um destino adequado", assegura.
Para a organização, mais do que retirar o lixo das ruas o Limpa Brasil promove a consciência ambiental mas cidades por onde passa. "Nos sentimos presenteados porque em todos os prontos de coleta, além dos voluntários e das ONGs, vimos várias pessoas das comunidades que passavam, descobriam o que era e passavam a ajudar. Mais do que limpar, queremos repassar a ideia de não sujar. Daqui a dois anos quando voltarmos para Belém esperamos ter mais gente envolvida e mais lixo separado para a reciclagem", convoca Marta Rocha, coordenadora geral do Limpa Brasil.
A Praça da República, em Belém, foi um dos pontos de coleta do Limpa Brasil (Foto: Reprodução / TV Liberal)A Praça da República, em Belém, foi um dos pontos de coleta do Limpa Brasil (Foto: Reprodução / TV Liberal)
Ecopontos devem se tornar permanentes em escolas de Belém
A secretária de Meio Ambiente de Belém, Camila Miranda, diz que as parcerias firmadas pelo Limpa Brasil irão se tornar uma ação permanente em cinco das vinte escolas que funcionaram como ponto de coleta de material reciclável.
"Com o projeto fica a herança nas escolas, que são pontos de referências nos barcos, tanto para alunos, quanto para seus familiares. Cinco dessas escolas se tornarão ecopontos e irão arrecadar material reciclável durante todo o ano", avisa Camila Miranda.
Mais de cinco mil pessoas se tornaram "catadoras" do Limpa Brasil em Belém (Foto: Reprodução / TV Liberal)Mais de cinco mil pessoas se tornaram "catadoras" do Limpa Brasil em Belém e recolheram mais de oito toneladas de lixo. (Foto: Reprodução / TV Liberal)
Todo o material arrecadado pelo Limpa Brasil será entregue a seis cooperativas de catadores de Belém cadastradas no projeto. "Em uma delas cerca de 80 famílias são beneficiadas e a renda arrecadada apenas neste domingo é o equivalente ao que eles conseguem em dois meses de trabalho normalmente", conta a secretária de Meio Ambiente de Belém.
Os voluntários receberam ingressos para um grande show com diversos artistas como Tony Garrido, Chico César e Arraial do Pavulagem, marcado para às 17h no Portal da Amazônia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário