MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de setembro de 2012

Caminhada celebra Dia Mundial de Doação de Órgãos no ES


Beneficiados, colaboradores e incentivadores estiveram em Vila Velha.
Personagens de uma vida pós-transplante reforçam importância do ato.

Eliana Gorritti Do G1 ES

Em celebração ao Dia Mundial de Doação de Órgãos, comemorado na última quinta-feira (27), uma caminhada reuniu beneficiados, colaboradores e incentivadores do ato na orla da Praia da Costa, em Vila Velha, na Grande Vitória, na manhã deste sábado (29). Para ser um doador, é importante compartilhar o desejo com a família.
Personagens de uma história de vida pós-transplante reforçaram a importância da doação de órgãos e do incentivo à ação em todo o Espírito Santo.“Eu estava em ano de vestibular e passei por um transplante de rim. Foi muito difícil, mas a esperança que eu tinha de sair dessa situação e a força que Deus estava me dando, que eu podia ver a todo momento, deixou tudo mais fácil”, contou Karoline Vitali.
Para a mãe da beneficiada, o que fica é o sentimento de gratidão.“Não tenho palavras para descrever um amor tão grande. A gente fica na expectativa de receber um órgão e recebe uma ligação no meio da noite falando que a minha filha foi contemplada com um novo rim. Muda tudo”, afirmou Marcele Tavares.
Na terceira edição do evento, os organizadores destacam o aumento no número de participantes e chamam a atenção da população para que a informação sobre a vontade de doar seja repassada às famílias. “Sabemos que, muitas vezes, é difícil decidir isso no momento do óbito. Mas é preciso que as pessoas favoráveis à doação informem à família sobre seu desejo”, disse Renata Bastos.
DoaçãoDe acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Rosemery Erlacher, 40% das famílias capixabas rejeitam a doação de órgãos. "Muitas vezes isso acontece por falta de conhecimento. partir do momento em que a pessoa compreende o funcionamento do processo e esclarece as dúvidas, ela fica mais segura em tomar sua decisão”, contou.

Apesar de um índice ainda alto de rejeição, a doação de órgãos tem crescido bastante no Espírito Santo nos últimos anos. Se comparado ao mesmo período do ano passado, o número de doações e transplantes em 2012 cresceu 32% no estado, segundo informações da Sesa. Em 2011, por exemplo, foram enviadas 40 córneas para outros estados, enquanto neste ano, de janeiro a agosto, já foram 60.
Para incentivar a doação, o governo preparou uma programação na Grande Vitória para a Semana Nacional do Doador de Órgãos. Como incentivo, ainda vale o apelo de quem já passou pela situação e sobrevive graças ao transplante de órgãos. "Eu só estou vivo porque alguém resolveu doar os órgãos de seu ente querido. Há uma chance maravilhosa, mesmo na hora da morte, de deixar seus órgãos para salvar outras vidas", disse seu Adalto Almeida.
Ranking do Espírito SantoDe acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, se comparado a outros estados do Brasil, o Espírito Santo ocupa a 6ª posição em transplante de córnea; é 8º colocado em transplantes de coração e fígado; e 9º em transplantes de rim. Além disso, está acima da média nacional quando o assunto é doadores efetivos. Enquanto no Brasil a média é de 12,8 doadores efetivos, no estado a média é de 13,7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário