MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Violência psicológica é a agressão contra idoso mais comum no DF


Central recebeu 120 denúncias desse tipo entre janeiro e agosto.
Viúvas com idade entre 66 e 75 anos foram as que buscaram ajuda.

Do G1 DF

A violência psicológica é o tipo de agressão mais comum contra idosos no Distrito Federal. A Central Judicial do Idoso recebeu entre janeiro e agosto deste ano 120 denúncias desse tipo de agressão. Em seguida há registros de violência financeira, 99 casos, e violência física, com 57 casos.
A central classifica como violência psicológica agressões verbais ou gestos que visam afetar a autoestima, a autoimagem ou a identidade do idoso. Já a violência financeira consiste na exploração indevida da renda e apropriação do patrimônio do idoso.
De acordo com levantamento feito pela central, viúvas com idade entre 66 e 75 anos foram as vítimas mais buscaram auxílio para se proteger de comportamentos abusivos. Os filhos do sexo masculino são os agressores mais comuns. As cidades com maior número de registros foram Brasília, Guará, Planaltina e Ceilândia.
O objetivo da Central Judicial do Idoso, parceria entre o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, é fazer a conciliação entre os envolvidos. De acordo com a juíza que coordena a central, Monize Freitas Marques, a violência psicológica pode evoluir para a física, daí a importância da denúncia.
“Qualquer pessoa pode denunciar, se dirigindo pessoalmente para a Central Judicial de Atendimento aos Idosos, no Tribunal de Justiça, ou então em qualquer delegacia que esteja mais próxima da sua residência”, afirmou a juíza em entrevista ao DFTV
A central foi criada em fevereiro de 2006 e funciona no Fórum de Brasília, no 4º andar do Bloco B. O telefone é 3103-7609.

Nenhum comentário:

Postar um comentário