MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de setembro de 2012

Novo exame aumenta controle de qualidade de sangue doado no AM


'NAT' assegura pureza do sangue e identifica diversos tipos de vírus.
Teste adotado no Hemoam é considerado um dos mais modernos na área.

Girlene Medeiros Do G1 AM

Doadores passam por entrevista antes de doar o sangue (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Doadores passam por entrevista antes de doar o sangue (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
O Amazonas é um dos primeiros Estados do Brasil a realizar um moderno exame que garante a qualidade do sangue coletado em doações. O teste, chamado de NAT (sigla, em inglês, para Teste de Ácido Nucleico), identifica os vírus da hepatite B e C, doença de Chagas, HIV, sífilis e doenças que afetam o sistema nervoso. (Veja galeria de fotos)
Quem doa sangue nem imagina todo o processo de qualidade que a bolsa sanguínea percorre para estar apta a passar por uma transfusão. Na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), localizada na Zona Centro-Oeste de Manaus, o líquido pode passar até dois dias para ser aprovado e chegar a outro organismo humano.
Após terem feito o cadastro para doação, os futuros doadores passam pelo Hematócrito ou, como também é chamado, teste de anemia. É o momento em que retira-se uma pequena quantidade de sangue em um dos dedos das mãos do futuro doador.

O próximo passo é passar por uma consulta em que o setor de enfermagem do Hemoam identifica se o doador em potencial apresenta alguma característica que inviabilize a doação, como a permanência em outra cidade, existência de gripe nos últimos sete dias, dores de garganta e a presença de múltiplos parceiros.
Segundo a Gerente de Triagem e Coleta de Sangue da Fundação Hemoam, Janaína Souza, o controle tem que ser rigoroso quando se fala em comportamento sexual. Quem tem muitos parceiros e usa camisinha tem que aguardar seis meses para poder doar. Já quem também tem muitos parceiros e nem usa camisinha, o tempo dobra para um ano. Esse também é o tempo para quem fez tatuagem e piercing.
"É importantíssimo que a pessoa seja sincera quando está falando sobre os comportamentos na consulta. É uma responsabilidade muito grande. São vidas que serão abastecidas com o sangue do indivíduo", afirmou Janaína Souza. A próxima etapa é o chamado voto de autoexclusão, quando o paciente recebe uma pequeno formulário indicando se realmente quer doar e está consciente de que atende às exigências do controle de qualidade.
Componentes sanguíneos são separados para passar por novas série de exames de controle de qualidade (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)Componentes sanguíneos são separados para passar por novas série de exames de controle de qualidade (Foto: Girlene Medeiros / G1 AM)
Depois desse processo, o sangue é dividido para atender às necessidades individuais dos futuros receptores de sangue. Dessa forma, plaquetas, plasmas e hemácias são separadas em uma centrífuga. "Há pacientes que só precisam de hemácias, outros plasmas ou plaquetas", frisou a gerente de triagem. Os componentes sanguíneos são armazenados junto a um soro que aumenta para 42 dias a validade do sangue. As bolsas sanguíneas são armazenadas em geladeiras e aguardam a liberação para o setor de sorologia.
"É no setor de sorologia, que há a liberação e aprovação mesmo do sangue apto para ser submetido à transfusão através da emissão de relatórios que comprovam a qualidade do sangue", disse a gerente Janaína. Outro teste que finaliza o controle de qualidade sanguínea é o NAT que assegura a pureza do sangue.
"O NAT é um dos exames mais modernos e está sendo implantado em alguns estados, inicialmente, e o Amazonas é um deles. Se cada pessoa fosse pagar pelo exame sairia de R$ 600 a R$ 1 mil. É um exame muito seguro", afirmou Janaína Souza. Sendo aprovado, a bolsa sanguínea é rotulada com informações principais e é armazenado em freezers para ser encaminhado aos hospitais públicos e privados da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário