MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 30 de setembro de 2012

Tufão 'Jelawat' leva chuva forte e tempestade elétrica ao Japão


Japão se prepara para chegada de tormenta.
15 províncias do centro e sudoeste estão em alerta vermelho.

Da EFE

Grandes ondas chegam à província de Wakayama, no centro do Japão. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)Grandes ondas chegam à província de Wakayama, no centro do Japão. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)
O poderoso tufão "Jelawat", o 17º da temporada, ameaça tocar terra na ilha de Honshu, a maior do Japão, nas próximas horas, informou neste domingo (30) a Agência Meteorológica do país.
Às 12h (horário local, 0h de Brasília), Jelawat estava a cerca de 125 km ao sudoeste do Cabo Shiono, no sul da província de Wakayama, região onde se espera que ele toque terra.
A Agência Meteorológica previu que Jelawat atravessará depois a região de Tokai, e mais tarde a de Kanto, onde fica Tóquio.
Ventos do tufão ‘Jelawat’ já andam derrubando árvores e provocando estragos em Okinawa. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)Ventos do tufão ‘Jelawat’ já andam derrubando árvores e provocando estragos em Okinawa. (Foto: Kyodo News / via AP Photo)
O Jelawat deixou 50 feridos e causou blecautes em sua passagem no sábado (29) pelas ilhas de Okinawa, as mais ao sul do arquipélago japonês.
A agência advertiu sobre fortes chuvas, tempestades elétricas e fortes marés em boa parte do país, e previu um volume de precipitações de até 500 milímetros na região de Tokai e de 400 milímetros em Kanto durante entre este domingo e a manhã da segunda-feira (1º).
A Agência Meteorológica do Japão ativou o alerta vermelho em 15 províncias do centro e sudoeste do país, e o alerta amarelo em quase todas as regiões restantes do arquipélago.
As principais empresas aéreas japonesas informaram de atrasos e do cancelamento de alguns voos nos aeroportos de Narita e Haneda (Tóquio), de Itami e Kansai (ambos em Osaka), no de Nagoia (centro), no de Kobe (centro), nos de Tokushima, Kochi e Matsuyama (sul), e no de Miyazaki (sudoeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário