Marcas de luxo têm ano de forte alta, mas investem pouco na exposição.
Enquanto isso, as premiums mostram compactos e chamam a atenção.
McLaren P1 é a principal novidade entre as supermáquinas no Salão (Foto: Joel Saget/AFP)
A Ferrari ficou apagada no estande que praticamente divide com a Maserati, mostrando apenas a versão especial California 30. Feita para apenas 30 clientes, é tão exclusiva que fica isolada em uma "salinha secreta" no estande. A Lamborghini trouxe somente o já lançado Gallardo LP 560 Coupé, e a Porsche, a versão com tração nas quatro rodas do 911, cuja nova geração estreou em Frankfurt, no ano passado.
CEO
da Ferrari, Luca di Montezemolo, mostra a F12 Berlinetta, já vista em
Genebra, em março. A 'novidade' da marca em Paris, versão especial da
California, fica em 'sala secreta' (Foto: Joel Saget/AFP)
A postura mais conservadora no salão pode ser considerada uma "economia
de esforços" para ter postura mais agressiva no salão internacional
alemão do ano que vem, quando a Europa espera começar a sair do sufoco e
ficar mais animada com novidades. Não que essas marcas estejam sofrendo
os efeitos da crise: "Os resultados comerciais e benefícios dessas
marcas de luxo e premium são muito fortes, com recordes neste ano tanto
de vendas quanto de rentabilidade", analisa o diretor da consultoria
Jato France, Sébastien Viaud.
No estande da Lamborghini, conhecido Gallardo é o destaque (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)
Por outro lado, Audi e Mercedes-Benz disputam as atenções com a aposta em compactos estilosos como Classe B, Classe A, o futuro CLA (ainda conceito), que deverá inspirar um cupê estudado para ser produzido no Brasil, e o protótipo do Audi Q2. A BMW também veio a Paris para mostrar um compacto ainda na prancheta, o Active Tourer, menor do que o Série 1."O segmento de compactos premium cresce no mundo inteiro, especialmente nos países emergentes. Nosso foco principal agora é a China, então é fundamental investir nesses produtos", afirma o presidente mundial da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche.
Conceito BMW Active Tourer, que é menor que o Série 1 (Foto: Christophe Ena/AP)
McLaren P1Destaque da McLaren, o P1
é “é inspirado tecnologicamente e espiritualmente” nos carros de
Fórmula 1 da marca. Seu objetivo, segundo a montadora, é ser o mais
prazeroso superesportivo dentro e fora das pistas. “Nosso desejo não é
necessariamente que o P1 seja o mais veloz em velocidade máxima
absoluta, mas sim o mais rápido esportivo de série numa pista”, disse o
diretor da McLaren, Antony Sheriff, na apresentação do carro antes do
salão francês.O P1 ficará acima dos atuais MP4-12C e MP4-12C Spider em performance e preço. Paris recebeu o protótipo que é quase a versão de produção: ela será apresentada no ano que vem e colocado à venda dentro de 12 meses.
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