MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Supermáquinas estão fora da crise, mas se escondem no Salão de Paris


Marcas de luxo têm ano de forte alta, mas investem pouco na exposição.
Enquanto isso, as premiums mostram compactos e chamam a atenção.

Priscila Dal Pogetto Do G1, em Paris - A jornalista viajou a convite da Anfavea

mclaren p1 (Foto: Joel Saget/AFP)McLaren P1 é a principal novidade entre as supermáquinas no Salão (Foto: Joel Saget/AFP)
Bem longe da preocupante realidade das marcas "generalistas", as luxuosas Ferrari, Maserati, Lamborghini, McLaren e Porsche, e as premium Mercedes-Benz, BMW e Audi vivem um momento de força nas vendas. Mesmo assim, apenas a McLaren se preocupou em apresentar algo novo, mas ainda protótipo - o modelo P1.
A Ferrari ficou apagada no estande que praticamente divide com a Maserati, mostrando apenas a versão especial California 30. Feita para apenas 30 clientes, é tão exclusiva que fica isolada em uma "salinha secreta" no estande. A Lamborghini trouxe somente o já lançado Gallardo LP 560 Coupé, e a Porsche, a versão com tração nas quatro rodas do 911, cuja nova geração estreou em Frankfurt, no ano passado.
ferrari salão paris (Foto: Joel Saget/AFP)CEO da Ferrari, Luca di Montezemolo, mostra a F12 Berlinetta, já vista em Genebra, em março. A 'novidade' da marca em Paris, versão especial da California, fica em 'sala secreta' (Foto: Joel Saget/AFP)
A postura mais conservadora no salão pode ser considerada uma "economia de esforços" para ter postura mais agressiva no salão internacional alemão do ano que vem, quando a Europa espera começar a sair do sufoco e ficar mais animada com novidades. Não que essas marcas estejam sofrendo os efeitos da crise: "Os resultados comerciais e benefícios dessas marcas de luxo e premium são muito fortes, com recordes neste ano tanto de vendas quanto de rentabilidade", analisa o diretor da consultoria Jato France, Sébastien Viaud.
lamborghini gallardo (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)No estande da Lamborghini, conhecido Gallardo é o destaque (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)
Por outro lado, Audi e Mercedes-Benz disputam as atenções com a aposta em compactos estilosos como Classe B, Classe A, o futuro CLA (ainda conceito), que deverá inspirar um cupê estudado para ser produzido no Brasil, e o protótipo do Audi Q2. A BMW também veio a Paris para mostrar um compacto ainda na prancheta, o Active Tourer, menor do que o Série 1.
"O segmento de compactos premium cresce no mundo inteiro, especialmente nos países emergentes. Nosso foco principal agora é a China, então é fundamental investir nesses produtos", afirma o presidente mundial da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche.
bmw active tourer (Foto: Christophe Ena/AP)Conceito BMW Active Tourer, que é menor que o Série 1 (Foto: Christophe Ena/AP)
McLaren P1Destaque da McLaren, o P1 é “é inspirado tecnologicamente e espiritualmente” nos carros de Fórmula 1 da marca. Seu objetivo, segundo a montadora, é ser o mais prazeroso superesportivo dentro e fora das pistas. “Nosso desejo não é necessariamente que o P1 seja o mais veloz em velocidade máxima absoluta, mas sim o mais rápido esportivo de série numa pista”, disse o diretor da McLaren, Antony Sheriff, na apresentação do carro antes do salão francês.
O P1 ficará acima dos atuais MP4-12C e MP4-12C Spider em performance e preço. Paris recebeu o protótipo que é quase a versão de produção: ela será apresentada no ano que vem e colocado à venda dentro de 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário