MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de setembro de 2012

Cresce o número de Testes da Orelhinha, em Sergipe


Só este ano já foram realizados quase dois mil exames.
Projeto favorece gratuidade dos testes.

Flávio Antunes Do G1 SE

O teste da orelhinha é obrigatório há dois anos na rede pública de saúde e muitas mães têm cada vez mais buscado a realização do teste. Especialistas alertam que os bebês devem ser levados para o exame de audição nos primeiros dias de vida.
O teste da Orelhinha é uma triagem auditiva feita em recém-nascidos. Avaliação em neonatal é indicada para diagnósticos precoce de perda auditiva. “Se a gente descobre rapidamente a perda da audição no neonato, teremos uma possibilidade maior de tratar essa criança. Então vamos buscar o recurso cabível para que essa criança possa ouvir e assim desenvolver linguagem”, explica Romário Passos, fonoaudiólogo.
A incidência dos problemas referentes à audição na população como um todo é de um a dois por mil nascidos vivos. O exame é feito sem trazer dor ao bebê e consiste em a colocação de um fone na parte externa do ouvido.
Para dar mais acesso as mães, o teste é feito de graça através de um projeto. Só este ano já foram realizados quase dois mil exames na rede pública de saúde e a tendência é aumentar com o passar dos anos.
Janeiro registrou 3 exames, fevereiro 91, março 127, abril 210, junho 406, julho646 e agosto 725.

Nenhum comentário:

Postar um comentário