MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 29 de setembro de 2012

Governo Federal anuncia medidas para combater crise na suinocultura


Entre elas está a ampliação da linha de crédito para produtores rurais.
Além disso, será lançada uma medida provisória para comprar milho do PR.

Luíza Fregapani Do G1 SC

saca de milho (Foto: Leandro J. Nascimento/G1)Três medidas foram anunciadas em Santa Catarina
(Foto: Leandro J. Nascimento/G1)
Foram divulgadas em Chapecó, nessa sexta-feira (28), três medidas do Governo Federal para combater a crise na suinocultura catarinense. O anúncio ocorreu na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Santa Catarina e foi feito pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti.
De acordo com o anúncio, o Conselho Monetário Nacional aprovou nesta quinta-feira (27) a ampliação da linha de financiamento para produtores rurais cadastrados no Sistema Integrado de Produção, implantado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O aumento será de de R$ 70 mil para R$150 mil.
“A medida prevê ainda a queda dos juros dos financiamentos dos atuais 15% a 20% para apenas 5% ao ano”, destacou a ministra. Além disso, haverá na próxima terça-feira (2), reunião entre os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Mendes Ribeiro (Mapa) para tratar da publicação de uma Medida Provisória que permita à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comprar milho do Paraná com preço mais alto que o de Matro Grosso a fim de fornecer a Santa Catarina.
Anúncio do Governo Federal foi feito em Chapecó, SC (Foto: Dayane Nunes)Anúncio do Governo Federal foi feito em Chapecó, SC
(Foto: Dayane Nunes)
Por Lei, a Conab é obrigada a comprar os produtos com preço mínimo, obtido por meio de leilão. “Atualmente, o milho paranaense tem preço maior do que o de mato-grossense , porém, como o Paraná é mais próximo de Santa Catarina, diminuirá o valor do frete e o prazo de entrega, de cinco para três dias, garantindo um preço final menor para os produtores rurais catarinenses”, explicou Ideli.
Por fim, Ideli destacou que o Ministério da Fazenda decidiu acelerar a liberação dos créditos do PIS e Cofins para empresas catarinenses de agronegócio, decisão que contribuirá principalmente para a recuperação dos produtores prejudicados pela alta do preço do milho.
Essas medidas complementam a autorização dada pelo Mapa, em agosto, por meio da Conab, de liberar mais 200 mil toneladas de milho para venda em balcão nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário