MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Feira de orquídeas reúne mais de 50 espécies da planta em Vilhena, RO


As plantas foram trazidas do estado do Mato Grosso, MT.
Entre as espécies mais cobiçadas está a tailandesa aérea.

Flávio Godoi Do G1 RO

Visitantes aproveitam a feira para conhecer sobre a espécie e comprar exemplares (Foto: Flávio Godoi/G1)Visitantes aproveitam a feira para conhecer sobre a espécie e comprar exemplares (Foto: Flávio Godoi/G1)
Algumas são aéreas e outras rasteiras, mas independente da forma em que são cultivadas as orquídeas encantam os visitantes pela variedade de cores e tamanhos. Mais de 50 espécies estão em exposição no 4° Festival de Orquídeas em Vilhena, RO.
Promovido pelo orquidário Parecis do estado do Mato Grosso, MT, o festival teve início nesta quarta-feira (26) por meio de uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Serão três dias de evento com mais de 50 variedades de orquídeas.
A aposentada Regiane Arruda foi uma das primeiras visitantes a chegar na feira que foi aberta ao público às 7h. “Acordei e falei, vou ir cedinho pra poder pegar as plantas mais bonitas. Sou muito exigente, em casa tenho várias orquídeas e sempre quero novidades”, aponta Regiane.
A auxiliar de escritório, Luisa Peres, prefere a orquídea original da Tailândia que não precisa de terra para germinar, conforme explicou a gerente do orquidário Mari Santos, a vitalidade da planta vem de nutrientes absorvidos do ar pelas folhas e raízes aéreas.
  •  
Orquídea tailandesa com raízes aéreas (Foto: Flávio Godoi/G1)Orquídea tailandesa com raízes aéreas
(Foto: Flávio Godoi/G1)
“Essa orquídea não existe no Brasil, mas esse exemplar está aclimatado para as nossas condições, por isso não há risco de morrer. Além de ser diferente ela não precisa de terra, pode ficar pendurada e temos ela nas cores roxa, amarela e vermelha”, explicou Mari.
Além da orquídea aérea, a variedade nacional com flores azul chamou a atenção. Porém, a tonalidade foi adquirida artificialmente por meio de corante. “Ela é branca, mas injetamos corante azul e as flores nascem com essa cor chamativa e diferente”, disse Mari.
Os preços variam entre R$ 10 e R$ 130 que vão desde mudas a plantas adultas. Pela parceria, com o orquidário a Apae recebe 15% do valor arrecadado com as vendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário