MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Em Guajará-Mirim, RO, indígenas são capacitados para proteger território


Curso ensina o uso de tecnologias de comunicação e localização.
Índios aprendem técnicas na área de cartografia e legislação ambiental.

Do G1 RO

Índios são capacitados para protegerem o próprio território (Foto: Energia Sustentável do Brasil / Divulgação)Índios são capacitados para protegerem o próprio território (Foto: Energia Sustentável do Brasil / Divulgação)
Os índios das terras indígenas Igarapé Ribeirão e Igarapé Lage recebem curso de capacitação na área de cartografia e legislação ambiental até esta sexta-feira (28), em Guajará-Mirim, RO. Entre os assuntos, o grupo vai aprender a proteger o próprio território. O curso é promovido pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), através do programa de apoio às comunidades indígenas, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai). São 21 índios aprendendo a utilizar tecnologias de comunicação e localização.
De acordo com a coordenadora do programa de apoio aos indígenas, Bruna Paes, o objetivo do curso é formar vigilantes das terras indígenas, oferencendo benefícios socioambientais e econômicos, alé de estimular o uso racional dos recursos naturais, usando como instrumento o respeito sociocultural, econômico, de fauna e flora.
Durante o treinamento os indígenas aprendem a utilizar GPS, bússolas, imagens cartográficas e de satélites, além de estudarem sobre legislação ambiental e indigenista.
Segundo a ESBR, a capacitação envolve a participação direta dos representantes das terras indígenas na construção de um diagnóstico sociambiental para a desenvolvimento comunitários nas áreas de saúde, educação, produção e cultura, dentre outros.
A ESBR afirma que está finalizando a construção dos postos de vigilâncias das terras indígenas que serão equipados com aparelhos de localização, comunicação e veículos. 12 índios capacitados serão contratados para trabalharem nos postos de vigilância durante um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário