MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de setembro de 2012

Falta de professores na rede pública de ensino afeta estudantes de RO


Disciplinas de inglês, espanhol, física e matemática não têm profissionais.
Mais de 80 vagas estão abertas em todo o estado, diz Seduc.

Do G1 RO

Com o fim do ano letivo já próximo, algumas escolas públicas de Rondônia estão sofrendo com a falta de professores. Para muitos alunos, algumas aulas nem começaram. Na Escola Estadual Rio Branco faltam profissionais para as disciplinas de inglês, espanhol, física e matemática. Mais de 80 vagas para professores não foram preenchidas no estado, segundo a chefe de recursos humanos da Secretaria Estadual de Educação, Rita Ramalho.
Uma professora da rede pública de ensino, que não quis revelar o nome, conta que muitas vezes a escola trabalha com remanejamentos no calendário das aulas para que os estudantes não sejam prejudicados.
"Ficam tentando tapar buraco, botando outro professor. Colocam artes, música e as matérias essenciais não tem", diz a professora.
Para os estudantes, o aprendizado fica comprometido. "Eles marcam prova, mas o professor falta, aí a gente não sabe nem o conteúdo", reclama.
De acordo com o vice-diretor da escola, Júlio Araújo, o problema já está sob controle e o período mais crítico foi o início do ano letivo. "Só não estamos tendo professor de matemática no peíodo noturno. É isso que está faltando", garante Araújo.
Atualmente, 14 mil professores formam o quadro da categoria, em Rondônia. Mais de 80 vagas continuam abertas nas escolas públicas. Para Rita Ramalho, essa necessidade será suprida com a contratação de novos profissionais aprovados em processo seletivo. Mas é possível que nem todas as escolas preencham o quadro de professores por causa da falta de profissionais no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário