MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Amazonas registra crescimento de 217% no transplante de órgãos


Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, em Brasília.
Estado ficou apenas atrás do Acre como o que mais registrou crescimento.

Do G1 AM

Serviço da Susam teve início nesta nesta quarta-feira (8) em Manaus (Foto: Divulgação/Susam)Foram realizados 111 transplantes de órgãos no Amazonas neste ano (Foto: Divulgação/Susam)
O Amazonas registrou em 2012 o segundo maior índice de crescimento em relação a doação de órgãos em todo o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o Estado aumentou em 217% o número de transplantes em relação ao mesmo período do ano passado, ficando atrás apenas do Acre, o qual cresceu 1033%.
Foram realizadas no Amazonas 111 transplantes de órgãos, sendo 77 envolvendo cirurgias de córneas e as outras 34 referentes a procedimentos cirúrgicos de rim.
Desde agosto deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) mantém uma equipe de plantão de profissionais trabalhando 24h na busca ativa de possíveis doadores de órgãos no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, localizado no bairro São José, Zona Leste de Manaus.
Esses profissionais trabalham em plantões e tem como objetivo identificar os potenciais doadores e iniciar o trabalho de sensibilização das famílias para doação de órgãos.
Dados nacionais
Ministro Alexandre Padilha e ator José de Abreu assistem ao video da campanha lançada nesta quinta pelo governo para incentivar a doação de órgãos (Foto: Priscilla Mendes/ G!)Ministro Alexandre Padilha e ator José de Abreu assistem ao video da campanha lançada nesta quinta pelo governo para incentivar a doação de órgãos (Foto: Priscilla Mendes/ G!)
O número de transplantes feitos no Brasil no primeiro semestre do ano teve um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2011, segundo balanço nacional divulgado pelo Ministério da Saúde, em Brasília, nesta quinta-feira (27), Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.
Ao todo, entre janeiro e junho deste ano, foram feitos 12.287 transplantes, contra 10.905 no mesmo intervalo de 2011. Entre o primeiro semestre do ano passado e o de 2010, foi registrado um acréscimo de 10% nessas cirurgias.
As operações de pulmão foram as que mais avançaram, chegando a dobrar na comparação com o ano passado. Em seguida, vêm as de coração (alta de 29%), medula óssea (17%), rim (14%), córnea (13%) e fígado (13%).
O total de doadores no país também cresceu: 22%, passando de 997 no primeiro semestre do ano passado para 1.217 em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário