MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de julho de 2012

Turismo próximo a Ponte Rio Negro estimula renda para índios, no AM


15 indígenas vão participar de capacitação de planejamento turístico.
Segundo Seind, comunidade indígena deve trabalhar com ecoturismo.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Objetivo é preparar indígenas para atuar na atividade turística (Foto: Divulgação/Seind)Objetivo é preparar indígenas para atuar na atividade turística (Foto: Divulgação/Seind)
A construção da Ponte Rio Negro estimulou o turismo da região das proximidades do local. Para planejar a atividade turística da localidade, 15 representantes indígenas do Amazonas vão se reunir na aldeia de Sahu-Apé, Km 32 da AM-070, a partir desta segunda-feira (30). A preparação deve envolver as comunidades na atuação da rentabilidade turística da localidade.
O planejamento é necessário porque o turismo deve aumentar e o impacto dessa atividade também. A previsão é do setor de etnodesenvolvimento da Secretaria de Estado para Povos Indígenas (Seind). Além dos Sateré-Mawé, a capacitação conta com a presença de representantes do povo Apurinã e Tikuna.
De acordo com o coordenador de etnodesenvolvimento da Seind, Cristiano Oliveira, o planejamento é realizado para minimizar as alterações provocadas pelo desenvolvimento da atividade turística. "Queremos preparar a comunidade indígena para trabalhar com ecoturismo e receber os turistas", explicou.
Apesar do impacto ambiental, o turismo deve contribuir com a geração de renda indígena. "Não é possível desenvolver turismo sem que haja transformações ambientais, sociais, culturais e econômicas em uma comunidade", disse a técnica de departamento de etnodesenvolvimento da secretaria, Rosa dos Anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário