MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Programa de turismo incentiva roteiros sustentáveis no Pará


Objetivo é impulsionar o turismo no segmento natureza.
Programa Turismo Verde realizará ações em 12 municípios paraenses.

Do G1 PA

A Secretaria de Turismo do Pará (Setur), em uma de suas primeiras ações, realiza o programa "Turismo Verde", que busca contribuir com o setor do turismo para a consolidação de uma economia verde no Pará. No próximo dia 15 de agosto será assinado um termo de cooperação pela Setur, por meio da Diretoria de Políticas Públicas para o Turismo, Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios Verdes e Prefeitura de Paragominas, para dar início ao programa.
Os municípios que receberão o programa Turismo Verde são Ananindeua, na região turística de Belém; Belterra e Oriximiná, na região turística do Tapajós; Salinópolis e São João de Pirabas, na região Amazônia Atlântica; Marabá e Tucuruí, na região Araguaia Tocantins; Altamira e Vitória do Xingu, na região Turística do Xingu, e Soure e Salvaterra, na região do Marajó.
São João de Pirabas é um dos municípios comtemplados no programa (Foto: Thais Rezende/G1)São João de Pirabas é um dos municípios contemplados no programa (Foto: Thais Rezende/G1)
O diretor de Políticas para o Turismo da Setur, Álvaro do Espírito Santo, afirmou que o Turismo Verde tem como finalidade a promoção do turismo sustentável, e metas de incentivo às boas práticas de sustentabilidade, a partir da elaboração de 12 roteiros turísticos sustentáveis, nos segmentos natureza e cultura. Também serão mapeados territórios em 12 municípios apropriados para essa prática, que sintetiza dois dos principais segmentos do turismo paraense apontados pelo Plano Ver-o-Pará, o qual contém as estratégias de planejamento do turismo até 2020.
Um dos subsídios do Turismo Verde é o Programa Municípios Verdes, em Paragominas. Implantado ano passado pelo Governo do Estado, o programa tem sido o principal instrumento de redução da pobreza e da desigualdade social no Pará, com base no desenvolvimento sustentável.
O Turismo Verde estará alinhado ao Plano Estratégico do Turismo Ver-o-Pará. Segundo o Plano, lançado ano passado pelo Estado como instrumento de gestão e promoção do turismo paraense, entre os cinco segmentos turísticos principais do Pará - natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios -, a cultura e a natureza são prioritários, por serem os principais elementos que diferenciam o Pará dos outros destinos turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário