MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Produção de cuca complementa a renda de muitas famílias no RS


Bolo com coberturas variadas é um dos símbolos de Santa Cruz do Sul.
Há 160 anos, imigrantes alemães trouxeram a receita do doce ao Brasil.

Do Globo Rural
A produção de cuca, um tipo de bolo que chegou ao Rio Grande do Sul junto com os alemães, ajuda a incrementar a renda de muitas famílias. Em Santa Cruz do Sul, a tradição é tão forte que existe uma festa para homenagear o doce.
Os sabores são diversos, mas o modo de fazer precisa ser igual ao dos imigrantes alemães, que há 160 anos trouxeram a receita do tradicional doce. Hoje, esse tipo de bolo com coberturas variadas, conhecido como cuca, é um dos símbolos de Santa Cruz do Sul, cidade distante 150 quilômetros da capital gaúcha.
As mulheres são as responsáveis por levar adiante a tradição dos colonizadores. A agricultora Vitória Rosinha Sehnem aprendeu a receita com a sogra há 20 anos.
“Quando a situação obriga, tem que ser criativo. Tinha dois filhos pequenos, uma vó para cuidar e meu marido ficou sem emprego. A gente decidiu entrar na feira e plantar verdura. Eu comecei a fazer bolachas, depois mais cuca e pães”, diz Vitória.
A cuca feita pela manhã é revendida à tarde na Feira Rural. Sessenta unidades são comercializadas por semana. Os sabores mais pedidos são o de açúcar e o de uva. O doce é a principal atração de uma festa que acontece há 12 anos no município. Este ano, o evento reuniu 28 doceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário