MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Casal 'cria' pimenta cristalizada e produz até doce no ES


Sabor é levemente picante e pouco lembra a matéria-prima.
É rica em polpa e fácil de manipular.

Valdinei Guimarães Do G1 ES

Pimenta é um tempero bastante conhecido. Está presente na mesa de muitos brasileiros e também na de vários povos ao redor do mundo. Em Venda Nova do Imigrante, região Sudoeste Serrana do Estado, ela deixou de ser apenas condimento para ganhar status diferenciado na mesa. Nas mãos do casal Luciana Viçosi e Ademilson Bellon, o condimento se transforma em sobremesa.
A pimenta cristalizada é resultado de quase 10 anos de pesquisas e testes com diferentes variedades. Depois de alguns experimentos, o casal escolheu a pimenta “Jalapeño”, originária do México. De ardência média, ela é rica em polpa e, de acordo com Ademilson, fácil de manipular. O doce agrada ao paladar até de quem não gosta da pimenta como tempero. O sabor é levemente picante e pouco lembra a matéria-prima da qual é feita.

Além da sobremesa, outras apostas do casal são a pimenta defumada e o antepasto de pimenta. Ademilson, que também é técnico em eletroeletrônica e em agroindústria, precisou improvisar para conseguir alguns resultados. “Para criar a pimenta defumada, fiz um defumador a partir de uma geladeira velha”, conta ele.
 Luciana e Ademilson pretendem investir no cultivo da pimenta e vender os produtos à base do fruto. “Nós queremos atrair as pessoas pela novidade, com produtos que tenham o sabor como atrativo”, conta ele. A ideia é expandir a produção para atender ao público em geral e aos restaurantes, que já manifestaram interesse em adquirir os produtos. Enquanto isso, o casal segue experimentando novas combinações e sabores a fim de fazer da pimenta muito mais que um tempero.
O doce agrada ao paladar de quem não gosta de pimenta (Foto: Valdinei Guimarães/  G1ES)O doce agrada ao paladar de quem não gosta de pimenta (Foto: Valdinei Guimarães/ G1ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário