MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Violência em escola assusta alunos e funcionários em Sergipe


Colégio estadual já foi roubado dez vezes somente em 2012.
Falta de profissionais facilita ocorrências dentro da unidade.

Marina Fontenele Do G1 SE

Escola foi reformada, mas parte das benfeitorias já foi destruída (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Escola foi reformada, mas parte das benfeitorias já foi destruída (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
O Colégio Estadual Juscelino Kubitschek localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe, tem sido alvo constante de bandidos. A unidade educacional já foi roubada dez vezes somente neste ano. Estudantes, familiares e funcionários temem que a situação se agrave.
“Ele tem menos de 30 presenças na escola nesse ano todo”, conta mãe aflita. (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)“Ele tem menos de 30 presenças na escola",
diz mãe. (Marina Fontenele/G1)
“Tive que tirar meu filho da escola porque ele estava faltando muito. Foi uma medida extrema e desesperada, mas desconfiei que ele estava se envolvendo com coisa errada e tentei evitar antes que fosse tarde demais. Soube que existe tráfico de drogas lá dentro e que jovens fazem sexo nos banheiros”, relata uma mãe que preferiu não ser identificada.

A administração da unidade escolar nega que esses fatos sejam reais, mas não tem como garantir que eles não aconteçam, pois não possui funcionários suficientes para suprir a demanda. Só no turno da manhã faltam cinco professores, alguns deles apresentaram atestados médicos.

Segundo a administração da escola, a situação está tão crítica que às vezes as aulas precisam ser interrompidas porque a fumaça do cigarro de maconha entra nas salas. “São usuários que ficam no muro, do lado de fora da escola”, justifica uma funcionária que preferiu não ser identificada.

A equipe de reportagem do G1 SE presenciou alunos se beijando na escola e meninas que foram encaminhadas para a secretaria por estarem fazendo um strip-tease que foi filmado por colegas.
Criminosos roubam o que veem pela frente  (Foto: Marina Fontenele/G1 SE)Criminosos roubam o que veem pela frente
(Foto: Marina Fontenele/G1 SE)
Falta atenção
Os funcionários do colégio também informam que esse tipo de comportamento excessivo dos jovens é resultado, na maioria, de problemas familiares. “Eles são muito carentes de atenção. Alguns presenciam a mãe sofrendo violência doméstica, pais consumindo drogas e têm até familiares presos. Tudo isso interfere no desenvolvimento deles”, lamenta uma educadora.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que intensificou o programa ‘Cidadania e Paz nas Escolas’ trabalhar a conscientização dos alunos e pais sobre a importância de combater a violência.

A assessoria de comunicação da Seed informou ainda que o programa de desarmamento, lançado há 15 dias, será expandido para unidades de ensino situadas em áreas vulneráveis.

Somente em 2012, já foram registradas dez roubos, furtos ou arrombamentos no colégio. Neste ano foram 48 ocorrências policiais entre as 378 escolas da rede estadual. O último caso foi no sábado (22) quando os criminosos levaram 45kg de salsicha, 39kg de carne e 100kg de frango. Comida suficiente para alimentar 1,2 mil alunos por dois dias.
Mesmo com grades e sistema de câmaras de segurança, os criminosos ousam e entram por janelas, caixas de ar condicionado, quebram cadeados e entortam grades. Eles já roubaram eletrodomésticos da cantina e até as torneiras do banheiro masculino. A higiene das mãos está sendo improvisada no refeitório há dois meses.
O laboratório de biologia também foi completamente destruído e as aulas de educação física no turno da noite foram suspensas devido às ameaças e constantes roubos a alunos.
“Já solicitamos a intensificação da Ronda Escolar e do policiamento ostensivo no entorno do colégio. Também espero que venham novos servidores, porque do jeito que está não dá para continuar”, finaliza uma funcionária.

Um comentário:

  1. realmente colocaram seguranças la , mais foi durante 1 semana ...
    e nos continuamos sem seguraças por la,
    de fato disseram que iriam colocar seguranças , colocaram mais eles nao permaneceram ...
    e eu n quero ser um alvo de bandidos ,
    e sugiro ao governo que coloque seguranças permanentes no local

    ResponderExcluir