MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de setembro de 2012

Tecnologia simples e barata ajuda no armazenamento de água durante seca


Barreiro trincheira é utilizada por agricultores do norte da Bahia.
Cisternas também são alternativas no combate a estiagem.

Do G1 BA

Com a ajuda de uma tecnologia simples e de baixo custo, agricultores do norte da Bahia conseguem passar por longos períodos de estiagem sem se preocupar com a falta de água. Na comunidade de Pau Ferro, região do município de Curaçá, alguns trabalhadores já estão utilizando o barreiro trincheira, tecnologia que possibilita o armazenamento de água.
O barreiro trincheira faz parte do "Projeto Aguadas" e foi trazido para a região por instituições que visam ajudar os agricultores a lideram com o período de seca. Ele é construído em áreas de solo rochoso para que a água não seja absorvida pela terra. Segundo o criador Osvaldo Antônio, a utilização da tecnologia melhorou a vida dos trabalhadores da localidade. “É muito bom para mim e para a vida de todos os criadores, de todos os agricultores. É uma vida”.
Em todo território do São Francisco, composto por 8 municípios, já foram construídos mais de 40 barreiros. Segundo Sidnei Pereira de Araújo, técnico do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), a construção do barreiro é feita em pouco tempo e o custo é mínimo. “Dependendo do solo em cinco horas no máximo está pronto”.
A utilização de cisternas também pode ser uma alternativa de baixo custo na luta contra a estiagem. Segundo a agricultora Nazaré Oliveira, na casa em que ela vive existem dois reservatórios que possibilitam a irrigação da plantação e comercialização dos frutos, além da utilização para consumo humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário