MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de setembro de 2012

Cultivo de produtos orgânicos melhora a vida de famílias na BA


Produtores lucram com criação de galinhas caipiras e cultivo de flores.
Cerca de 30 famílias de Simões Filho participam do projeto

Do G1 BA

Além de garantir o alimento mais saudável, a agricultura orgânica tem ajudado na sobrevivência de 30 famílias em uma fazenda localizada no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.  Uma das técnicas de cultivo orgânico é o trabalho com o minhocário, que consiste na geração de adubo através de minhocas.
“A gente usa o adubo orgânico nas palmas. Ele planta mais e o custo é menor”, conta a agricultora Eliete Fróes. Segundo os trabalhadores, na fazenda também se usa o caldo de folhas e compostagem, produtos naturais, ricos em nutrientes. “O composto tem que passar por peneira porque ele vem bruto. Depois ele é levado para a lavoura. Nós colocamos no nosso plantio, fazemos as mudas”, relata o produtor Gilson Batista.
Segundo a produtora Josenilda Santos, a utilização do composto melhora a qualidade dos produtos. “As raízes vão buscar os nutrientes do composto e a absorção é bem melhor. Aí a gente também fica com o produto de qualidade, sem ingerir produtos químicos”.
Os produtores da fazenda também estão lucrando com a criação de galinhas caipiras, que são alimentadas com ração natural, e com o cultivo orgânico de flores como rosas, por exemplo. “Eles vendem nas feiras livres e alguns clientes vêm diretamente na fazenda para comprar os frangos. Através do incentivo do projeto a gente já começou escalas de comercialização”, conta Vânia Vieira, coordenadora do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário